RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - O ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT), que afirmava que jamais iria renunciar a seu mandato mesmo condenado pela Ação Penal 470 (Mensalão), encaminha solicitação de renúncia pa

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
07 de Fevereiro de 2014.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT), que afirmava que jamais iria renunciar a seu mandato mesmo condenado pela Ação Penal 470 (Mensalão), encaminha solicitação de renúncia pa

O ex-deputado João Paulo Cunha (PT)

João Paulo Cunha é um político brasileiro que em agosto de 2012 foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Penal 470, o Mensalão.

João Paulo foi deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo e foi Presidente da Câmara dos Deputados entre 2003 e 2005.

Condenado a 9 anos e 4 meses por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva em regime fechado, João Paulo Cunha cumpre pena de 6 anos e 4 meses no regime semiaberto, porque tem recurso pendente em relação à pena de lavagem, cuja punição é de três anos.

Desde a condenação, João Paulo manifestava a intenção de manter o mandato e, mesmo após a prisão, enfrentar um processo de cassação na Câmara. A mudança de posição de João Paulo se deu por pressão do próprio PT, que temia o desgaste de se posicionar a favor do companheiro condenado numa votação aberta no plenário.


Lula em reunião ministerial, em 12 de agosto de 2005, fala sobre o mensalão: "Eu me sinto traído por práticas inaceitáveis. Indignado pelas revelações que chocam o país e sobre as quais eu não tinha qualquer conhecimento. Não tenho nenhuma vergonha de dizer que nós temos de pedir desculpas. O PT tem de pedir desculpas. O governo, onde errou, precisa pedir desculpas".

Fonte: Wikipédia


Tags: Mensalão, Roberto Jefferson, José Dirceu, corrupção, Lula, STF, petralhas, PT






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom