Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de abril de 2013.

Duas bombas foram detonadas num atentado à Maratona em Boston nos EUA

Momento exato da primeira explosão a poucos metros da linha de chegada.

O Atentado à Maratona de Boston de 2013 foi um atentado ocorrido em 15 de abril de 2013, quando duas bombas foram detonadas na Maratona de Boston aproximadamente às 14h50min (hora local), na Rua Boylston, perto da Praça Copley, na cidade de Boston, Estados Unidos, pouco antes da linha de chegada da prova que se desenrolava. As explosões mataram três pessoas e feriram mais de 170.

Em 19 de abril, os serviços de inteligência informaram que dois suspeitos foram identificados como Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, que foi morto durante um tiroteio com policiais, e Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, capturado no dia 20. Os suspeitos, de origem muçulmana, são dois irmãos nascidos na Chechênia que viviam legalmente nos Estados Unidos desde 2003.

Ataques

Duas bombas explodiram à distancia de cerca de 170 metros uma da outra, matando três pessoas e ferindo pelo menos outras 144. O vídeo da linha de chegada mostra um período de cerca de 12 segundos entre as duas explosões, tendo a primeira ocorrido fora da Marathon Sports no número 671 da rua Boylston, a segunda ocorreu em um quarteirão mais distante da linha de chegada. O relógio da corrida na linha de chegada estava mostrando 4:09:43 (4 horas, 9 minutos e 43 segundos desde a terceira onda, ou grupo, de corredores que começou a maratona) no momento da primeira explosão. Os vencedores cruzaram a linha de chegada cerca de duas horas antes; outros corredores ainda estavam passando.7 Janelas e vitrines de lojas próximas foram explodidas e uma janela no terceiro andar da Biblioteca Pública de Boston foi danificada.

Investigações

O FBI ficou responsável pelas investigações sobre o atentado. Nos locais das explosões, peritos divulgaram fotos de um dispositivo elétrico que poderia ter sido utilizado como ativador da bomba e uma bolsa de nylon que foi utilizada para carregar a panela de pressão cheia de pólvora, pregos e pedaços de metal. O FBI também analisou provas como estilhaços de metal retirados das pernas de vítimas.

No dia 19 de abril de 2013, as autoridades americanas afirmaram que os dois suspeitos do ataque terrorista são dois irmãos de origem chechena e moravam legalmente nos EUA havia cinco anos. O governo trabalhou com a hipótese de que o atentado tenha sido motivado por extremismo islâmico. Um dos suspeitos do ataque foi morto na madrugada deste dia após perseguição policial, e outro era caçado em Watertown, subúrbio de Boston. Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos, é o suspeito número 2, que foi perseguido até a noite do dia 19 de abril de 2013, e foi encontrado com vida escondido dentro de um barco no quintal de um morador. O suspeito morto é Tamerlan Tsarnaev, de 26.

Dzhokhar A. Tsarnaev ficou uma semana internado no Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston e logo após foi encaminhado para uma prisão em Fort Devens, no estado de Massachusetts. Em 8 de abril de 2015 foi considerado culpado de todas as trinta acusações que lhe eram imputadas, entre elas a de conspiração e assassinato em massa. Sua pena será decidida pelo júri e ele poderá ser condenado à morte, de acordo com as leis de Massachusetts.

Fonte: Wikipédia


Tags: Terrorismo, Boston, EUA, maratona






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.04

  • Dia da ONU
  • Dia de São Marcos Evangelista
  • Dia do Contabilista
  • Dia do Despachante Aduaneiro
  • Dia Internacional do Cão-guia