Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de setembro de 1962.

Nasce Paulo Ricardo, músico brasileiro


Paulo Ricardo Oliveira Nery, ou apenas Paulo Ricardo (Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1962), é um cantor brasileiro.

Nasceu no bairro da Urca. Carioca, cresceu ouvindo bossa nova e Jovem Guarda. Desde a infância interessou-se por música, estudando um pouco de teclado na adolescência. Em 1977, muda-se para São Paulo e passa a atuar como baterista em uma banda, aprendendo em seguida a tocar violão. Logo forma a banda Prisma e, já nos anos 80, o grupo Aura, sempre voltado para o rock progressivo e new wave. Depois de cursar alguns períodos da faculdade de jornalismo, passa uma temporada em Londres, entre 1982 e 1983, onde trabalha como correspondente de uma revista de música.

De volta ao Brasil, forma o grupo RPM (Revoluções Por Minuto), no qual tocava baixo e era o vocalista, junto de Luiz Schiavon, Fernando Deluqui e P. A.. O grupo estréia em show em 1984 e se tornam um dos maiores fenômenos do rock brasileiro, em apenas um único disco vendeu 2,5 milhões de cópias.

Na década de 1990, o cantor iniciou uma carreira solo, no qual passou por vários estilos, com ênfase na música romântica, até que, em 2002, retomou a carreira junto ao grupo RPM, lançando CD e DVD ao vivo. Algum tempo depois, a banda novamente se desfez, por conta da marca RPM.

Então, Paulo Ricardo lança o seu mais novo projeto, o grupo PR.5 formado pelo próprio Paulo Ricardo, P.A., Jax Molina, Juninho, Paulinho e Yann Lao. Atualmente, Paulo Ricardo é líder da banda PR.5 e, recentemente, lançou o CD solo Acoustic Live com participação dos integrantes do PR.5 e convidados. Neste CD, o cantor interpreta sucessos internacionais de bandas e cantores que influenciaram sua formação musical.

Em 2006, lança o CD Prisma (nome de sua primeira banda), retomando o seu lado romantico. Em 2007, volta a conversar com Luiz Schiavon, renascendo a esperança de muitos fãs de uma possível volta do RPM.

Tags: Músico, cantor, RPM






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.07

  • Dia de São Bruno
  • Dia do Anjo Mihael
  • Dia do Trovador
  • Dia Municipal contra o Câncer de mama