Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de setembro de 1459.

Guerra das Rosas: “Batalha de Blore Heath”, Margarida de Anjou perde a batalha para o Conde de Warwick, que se junta ao resto do exército de York em Ludlow

Placa comemorativa à batalha

A Guerra das Rosas ou Guerra das Duas Rosas foi uma série de lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra, ocorridas ao longo de trinta anos (entre 1455 e 1485) de forma intermitente, durante os reinados de Henrique VI, Eduardo IV e Ricardo III. Em campos opostos encontravam-se as casas de Iorque (ou York) e de Lencastre (ou Lancaster), ambas originárias da dinastia Plantageneta e descendentes de Eduardo III, rei da Inglaterra entre 1327 e 1377.

A Guerra das Rosas foi resultado dos problemas sociais e financeiros decorrentes da Guerra dos Cem Anos, combinados com o reinado considerado fraco de Henrique VI, que perdeu muitas das terras francesas conquistadas por seu pai, o rei Henrique V de Inglaterra, e foi severamente questionado pela nobreza. Seu final ocorreu quando um candidato Lencastre relativamente remoto, Henrique Tudor, derrotou o último rei de Iorque, Ricardo III, e assumiu o trono, casando-se com Isabel de Iorque, filha de Eduardo IV, e sobrinha de Ricardo III, para unir as duas casas. O nome do conflito deve-se aos símbolos das duas facções - a rosa branca da casa de Iorque e a vermelha da de Lencastre, embora a última tenha sido adotada apenas mais tarde. Essa denominação passou a ser usada anos depois da guerra, por historiadores.

A Batalha de Blore Heath foi uma das primeiras grandes batalhas na Guerra das Rosas. Foi travada em 23 de setembro de 1459, em Blore Heath, em Staffordshire. Blore Heath em si é uma área com poucas terras agrícolas, duas milhas a leste da cidade de Market Drayton, em Shropshire, e perto das cidades de Market Drayton e Loggerheads, Staffordshire. Nessa batalha Margarida de Anjou perde a batalha para o Conde de Warwick, que se junta ao resto do exército de York em Ludlow.


Mapa da Batalha de Blore Heath, por James Henry Ramsay (1892).

Fonte: Wikipédia


Tags: Batalha de Blore Heath, Guerra das Rosas, batalha, Margarida de Anjou, Conde de Warwick






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 12.12

  • Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América)
  • Dia de Santa Dionísia