Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de setembro de 1964.

Início da luta armada em Moçambique


A independência de Moçambique, a 25 de Junho de 1975, foi o culminar duma guerra de libertação, uma luta de guerrilha contra o exército português, que passou a ser conhecido como “Luta Armada de Libertação Nacional”. O levante armado foi lançado oficialmente em 25 de Setembro de 1964, com um ataque ao posto administrativo de Chai no então distrito (atualmente província) de Cabo Delgado.

Esta luta foi organizada pela FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), formada em 25 de Junho de 1962, pela fusão de três movimentos já existentes. Este movimento tinha base no Tanganyika (a parte continental da atual República Unida da Tanzânia) e era reconhecido pela Organização da Unidade Africana como um legítimo movimento de libertação.

A guerra de libertação expandiu-se para as províncias de Niassa e Tete e durou cerca de 10 anos. Durante esse período, foram organizadas várias áreas onde a administração colonial já não tinha controle, as chamadas “Zonas Libertadas”, onde a FRELIMO instituiu um sistema de governo baseado na sua necessidade em ter bases seguras, abastecimento em víveres e vias de comunicação com as suas bases recuadas na Tanzânia e com as frentes de combate.

A guerra terminou com os “Acordos de Lusaka”, assinados em 7 de Setembro de 1974 entre o governo português e a FRELIMO, na seqüência da Revolução dos Cravos.

Tags: Moçambique, Portugal, libertação






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.10

  • Dia de São Lucas
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Estivador
  • Dia do Médico
  • Dia do Pintor
  • Dia do Securitário