Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 25 de Setembro de 1935.

Assis Chateaubriand inaugura a PRG-3, Rádio Tupi do Rio de Janeiro

Assis Chateaubriand falando na PRG-3, a Rádio Tupi do Rio de Janeiro

Super Rádio Tupi é uma emissora de rádio brasileira sediada na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado brasileiro homônimo. Opera no dial AM, na frequência 1280 kHz e no dial FM, na frequência 96.5 MHz, sendo a geradora da Super Rede Tupi de Rádio. Pertence ao grupo Diários Associados desde sua criação. Atualmente a rádio dedica-se ao entretenimento, jornalismo e à cobertura esportiva. Esta, por sua vez, tem grande destaque, com amplas coberturas de jogos de futebol, por exemplo. Seus estúdios localizam-se na sede carioca dos Diários Associados, no bairro de São Cristóvão. Sua antena de transmissão para AM está no bairro da Itaoca, em São Gonçalo e sua antena de transmissão para FM está no topo do Morro do Sumaré.

História

A Tupi foi inaugurada no dia 25 de setembro de 1935, com a presença do inventor do rádio, Guglielmo Marconi que, dez dias antes, havia irradiado o primeiro programa musical com uma orquestra de 120 vozes, que cantou o hino nacional e foi regida pelo maestro Villa Lobos. O apelido da rádio era "Cacique do ar", e tinha por seu prefixo inicial a PRG-3, ou simplesmente, G-3.

Na década de 1940, a Rádio Tupi tinha um elenco com grandes nomes da música brasileira como Sílvio Caldas, Jamelão, Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Dorival Caymmi, Vicente Celestino, etc..., tendo também um elenco de rádio teatro com nomes como Paulo Gracindo, Yoná Magalhães, Maurício Shermann, Orlando Drummond, etc...

O jornalismo da Rádio Tupi foi importante no final da Segunda Guerra Mundial sendo a primeira a anunciar o final da guerra. O Grande Jornal Falado Tupi era um dos mais ouvidos do Rio de Janeiro.

Em 1949, um incêndio atingiu a Rádio Tupi, a emissora perdeu boa parte dos seus arquivos musicais. A emissora conseguiu se recuperar e em 1950, a rádio inaugurou um grande auditório, sendo considerado o Maracanã dos auditórios.

Lançou grandes sucessos populares como Parabéns pra Você, advindo de um concurso promovido por Almirante e vencido por Bertha Celeste Homem de Mello e Aquarela do Brasil.

O esporte sempre foi um dos pontos fortes da G-3, graças a grandes equipes, a partir da formação inicial com Ary Barroso, (o 'speaker' da gaitinha) e Antônio Maria, então egresso do Recife, como narradores. Logo após veio a equipe chefiada por Oduvaldo Cozzi e José Almirio, que também contava com nomes como Cézar Rizzo e Sérgio Paiva.

Em 1957 o comentarista José Almirio criou uma equipe esportiva que levaria esporte e informação ao mesmo tempo, a Equipe Bola de Ouro onde até hoje está no ar. A partir dai o esporte ficou forte na rádio, pois José criara uma nova estratégia para o esporte. Em 1959, a rádio inaugurava seu transmissor de 100 kW com um show da cantora Ângela Maria no auditório da emissora.

Em 1960, foi criado o mais tradicional programa da rádio e que está no ar até hoje, Patrulha da Cidade. O programa foi idealizado pelo jornalista Afonso Soares, e aborda os assuntos policiais, muitas vezes com uma pitada de bom humor. Hoje, o programa é dirigido, roteirizado e apresentado pelo jornalista Coelho Lima, acompanhado pelo comunicador Garcia Duarte e grande elenco de rádio atores e desde sua estreia lidera a audiência na cidade.

Durante a década de 1970, a rádio passou por várias crises (uma delas culminou no fechamento da TV Tupi), mas a estação conseguiu se recuperar, lançando diversos programas, entre eles o humorístico A Turma da Maré Mansa.

O sucesso da cobertura esportiva também muito ajudou na recuperação, com a famosa Seleção Brasileira do Rádio, que marcou as décadas de 1960, 70 e 80 com as coberturas de Copas do Mundo, jogos da Seleção Brasileira, os grandes jogos no Brasil e no exterior e as grandes conquistas do futebol carioca. Doalcey Bueno de Camargo era o chefe e narrador titular da equipe, que reuniu grandes nomes do rádio esportivo brasileiro, como Oswaldo Moreira, Paulo César Tenius, Sérgio Moraes, Celso Garcia, José Cabral, Edson Mauro, José Almirio, Rui Porto, João Saldanha, Carlos Marcondes, Afonso Soares, Vitorino Vieira, Kleber Leite, Paulo Stein, Ronaldo Castro, Washington Rodrigues, Sérgio Orind, Iata Anderson, o ex-jogador Gérson (lançado como comentarista assim que deixou os gramados), e muitos outros.

Fonte: Wikipédia


Tags: Rádio, Diários Associados, Assis Chateaubriand, Rádio Tupi, Chatô






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes