Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de setembro de 1974.

Na Etiópia, os militares depõem o imperador Haile Selassie


O país enfrentava anos difíceis nos primeiros anos da década de 70. A grande fome de 1972-73 agravou ainda a contestação ao governo imperial, somando-se aos problemas políticos e à corrupção.

Em 12 de janeiro de 1974, teve início uma rebelião militar contra Haile Selassie. Em junho, um grupo de cerca de 120 comandantes militares, formalmente fiéis ao imperador, formou um comitê para exercer o governo. Em 27 de setembro de 1974, Selassie foi deposto por um golpe militar de inspiração marxista, que criou um Conselho Provisório de Administração Militar. Preso pelo novo governo, Haile Selassie veio a morrer em 27 de agosto de 1975, oficialmente por complicações em uma operação da próstata. Essa versão é contestada por seus apoiadores e familiares, que entendem que o ex-imperador foi assassinado em sua cama.

Em 1991, após a queda do governo comunista de Mengistu Haile Mariam, foi revelado que seus restos mortais tinham sido sepultados no porão do palácio presidencial e, em 5 de novembro de 2000, ele recebeu um funeral da Igreja Ortodoxa Etíope. Mas estes ossos nunca provaram ser do Imperador, já que eram grandes demais para um homem de 1,60M, e o DNA não provou nada.

Tags: Golpe, Etiópia, Selassie






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 03.04

  • Dia de Santo Luís Scrosoppi
  • Dia de Santo Ricardo
  • Dia de Santo Xisto I
  • Dia de São Ricardo de Chichester
  • Dia do Atuário
  • Pessach (Festa Judaica)