Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Segunda-Feira, 16 de Junho de 1976.

Acontece o Massacre de Soweto, na África do Sul

O estudante Hector Pieterson, de 13 anos de idade, sendo carregado morto por Mbuyisa Makhubo tendo ao lado sua irmã Antoinette.

A Massacre de Soweto, também conhecido como 16 de junho, foi um dos mais sangrentos episódios de rebelião negra desde o início da década de 1960, desencadeado pela repressão policial à passeata de 20 mil estudantes, em 16 de junho de 1976, que protestavam contra a inferioridade das "escolas negras" na África do Sul.

O número de pessoas que morreram no levante é geralmente informado como sendo de 176 com estimativas que vão até 700. O valor inicialmente admitido pelo governo de então reconhecia que apenas 23 estudantes foram mortos. O número de feridos foi estimado em mais de mil pessoas.


O estudante Hector Pieterson, de 13 anos de idade, sendo carregado morto por Mbuyisa Makhubo tendo ao lado sua irmã Antoinette.

Estudantes de várias escolas começaram a protestar nas ruas de Soweto em resposta à introdução da obrigatoriedade do idioma africâner, antes em inglês, para as matérias acadêmicas nas escolas secundárias negras. Para os estudantes negros a medida era uma ponte para o fracasso: para ter sucesso precisava-se ser fluente nos idiomas oficiais do país - inglês e africâner.

A manifestação pacífica - os estudantes, cantando, marchavam por Soweto (subúrbio negro em Johanesburgo) em direção a um estádio aberto, onde fariam um comício - foi alvo de uma bomba de gás lacrimogêneo por um policial, para, em seguida, ser atingida por disparos das tropas de choque munidas de armas automáticas. O massacre matou quatro alunos, entre eles o estudante Hector Pieterson, aos 13 anos de idade.2 3

Em memória desta data, a então Organização da Unidade Africana (OUA) instituiu em 1991 o Dia da Criança Africana.

Fonte: Wikipédia


Tags: Soweto, apartheid, África do Sul, levante, racismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.01

  • Dia de Apolo, o deus Sol (mitologia grega)
  • Dia de Santo Anastácio