Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de outubro de 1829.

O Monte Ararat é escalado pela primeira vez

Monte Ararat, visto de Khor Virap, Armênia.

O Monte Ararat (em turco: Ağrı Dağı; em armênio: Մասիս; transl.: Masis ou Արարատ, Ararat; em curdo: Çiyayê Agirî; em persa: کوه آرارات; transl.: Kuh-e Ararat) é a mais alta montanha da Turquia moderna. Tem dois picos: Grande Ararate (o pico mais alto da Turquia e de todo o planalto armênio com altitude de 5.137 metros) e o Baixo Ararate (com uma altitude de 3.896 metros).

O maciço do Ararat tem de cerca de 40 km de diâmetro. A fronteira entre o Irã e a Turquia fica a leste do Baixo Ararat, o pico mais baixo do maciço do Ararat. Foi nesta área que pela Convenção de Teerã de 1932, a mudança das fronteiras foi feito em favor da Turquia, permitindo a ela para ocupar o flanco leste do maciço.

O Monte Ararat, na tradição judaico-cristã, está associado com as "Montanhas do Ararat", onde segundo o livro do Gênesis, a Arca de Noé estaria supostamente localizada. Também desempenha um papel significativo no nacionalismo e irredentismo armênio


Um modelo tridimensional que mostra os dois picos. (NASA)

Localização

O Monte Ararat está situado na região leste da Anatólia, Turquia, entre as províncias de Iğdır e Ağrı, perto da fronteira com o Irã e a Armênia, entre os rios Aras e Murat. O seu cume fica a cerca de 16 km ao oeste do Irã e 32 km ao sul da fronteira com a Armênia. O enclave Nakhchivan do Azerbaijão também está nas proximidades da montanha.


Localização do Monte Ararat na Turquia.

Primeira ascensão

Dr. Johann Jacob Friedrich Wilhelm von Parrot, com a ajuda de Khachatur Abovian, foi o primeiro explorador nos tempos modernos que alcançou o cume do Monte Ararat, na sequência do início do domínio russo em 9 de outubro de 1829 (E.A. 27 de setembro de 1829). Abovian e Parrot atravessaram o rio Aras e chefiou a vila armênia de Agori, situada na encosta norte do Monte Ararat, 4.000 metros acima do nível do mar.

Fonte: Wikipédia


Tags: Monte Ararat, Monte, Noé, Arca, Arca de Noé, Armênia, Turquia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação