Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de junho de 1944.

Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha do Mar das Filipinas

O porta-aviões Zuikaku e mais dois destroieres japoneses sendo atacados pelos americanos durante a batalha, 1944.

A Batalha do Mar das Filipinas foi uma batalha aeronaval que teve lugar durante a Guerra do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial. Envolveu a Marinha Imperial Japonesa e a Marinha dos Estados Unidos da América, e teve como palco o Mar das Filipinas, próximo às Ilhas Marianas, entre os dias 19 e 20 de junho de 1944, durante a ocupação pelas tropas estadunidenses da ilha de Saipan para posteriormente invadir as ilhas de Guam e Tinian, as três maiores ilhas que compõem as Ilhas Marianas do Norte.

Esta batalha, que se encaixa no quadro da Operação Forager, foi finalizada por um completo desastre das forças armadas japonesas, que perderam quase a totalidade de sua aviação naval embarcada, assim como metade dos porta-aviões participantes da batalha


Mapa da Batalha do Mar das Filipinas

Tanto é que chegou ao ponto de os pilotos estadunidenses empregarem à batalha a expressão: "The Great Marianas Turkey Shoot" (em português: O tiro ao pato das Marianas).

Como resultado, a Marinha Imperial japonesa perdeu a parte principal de suas forças de combate em termos de aviação naval.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Batalha do Mar das Filipinas, guerra do pacífico, porta aviões






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.08

  • Dia de Santa Rosa de Lima
  • Dia do Anjo Laoviah
  • Dia do Combate à Injustiça