Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Terça-Feira, 28 de Setembro de 1896.

José Montaury é eleito pelo voto direto o primeiro prefeito de Porto Alegre


José Montaury de Aguiar Leitão (Rio de Janeiro, 1858 - Porto Alegre, 1939) foi um engenheiro e político brasileiro.

José Montaury foi o primeiro intendente (prefeito) de Porto Alegre eleito através do voto direto (na época, o voto não era secreto e as mulheres não podiam votar). A eleição ocorreu em 28 de setembro de 1896 e do total de 6.073 eleitores habilitados, 2.400 compareceram às 31 seções de votação. Deste total, apenas sete votos foram computados contra o candidato do PRR (Partido Republicano Rio-grandense).

Como homem de confiança de Júlio de Castilhos, chefe supremo do partido, Montaury concorreu como candidato único e reelegeu-se ainda outras seis vezes, sendo que apenas em duas eleições enfrentou opositores. Governou a capital gaúcha por 27 anos. Quando assumiu o cargo em 1897, Porto Alegre tinha uma população de 64 mil habitantes; quando deixou suas funções, em 1924, a cidade contava com 160 mil habitantes.

José Montaury caracterizou-se por uma visão de futuro e muitas das transformações fundamentais de Porto Alegre foram por ele conduzidas. Talvez a mais significativa tenha sido a implantação do serviço de primeiros-socorros já em seu primeiro mandato. Porto Alegre foi a primeira cidade do Brasil a implantar tal serviço. A primeira rede de esgotos da capital também foi construída em seu governo (como resultado, a mortalidade infantil caiu de 32,2% para 17,9%). Foi também em seu governo que serviços públicos como iluminação e transporte ganharam seu primeiro grande impulso. Pavimentação, construção da vias largas e arborização também foram medidas tomadas pelo prefeito.

Em 1923, ocorreu uma mudança na Lei Orgânica de Porto Alegre e a reeleição foi proibida. Em 1924, José Montaury deixou a prefeitura e foi substituído por Otávio Rocha, que também fazia parte do PRR.

José Montaury nunca se casou e quando morreu, em 1939, era um homem pobre.

Tags: Porto Alegre, prefeito






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes