Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de setembro de 1977.

União Soviética lança estação espacial Salyut 6

A Salyut 6

A Salyut 6 foi uma estação espacial soviética lançada em 29 de setembro de 1977. Apesar de lembrar as estações espaciais Salyut anteriores no projeto geral, ela trazia uma série de avanços revolucionários incluindo um segundo porto de aterrissagem aonde uma nave espacial de carga Progress poderia aterrissar e reabastecer a estação. Com a Salyut 6, o programa de estações espaciais soviético envolvia estadias de curta-duração e longa-duração.

De 1977 até 1982, a Salyut 6 foi visitada por cinco grupos de longa-duração e onze grupos de curta-duração, incluindo cosmonautas dos países do Pacto de Varsóvia. O primeiro grupo de longa duração quebrou o recorde estabelecido pela Skylab tem tempo em órbita, ficando 96 dias em órbita. A maior estadia de um grupo na Salyut 6 durou 185 dias. A quarta expedição da Salyut 6 instalou um radiotelescópio de 10 metros entregue por uma nave de carga. Após as operações tripuladas terem sido finalizadas na Salyut 6 em 1981, uma pesada nave não tripulada chamada de TKS e desenvolvida utilizando material restante do programa Almaz que havia sido cancelado aterrissou na estação como um teste dos mecanismos. A Salyut 6 saiu de órbita em 29 de julho de 1982.

A Progress aterrissou automaticamente no porto posterior, e então foi aberta e destravada pelos cosmonautas na estação. A transferência de combustível para a estação foi automática sob supervisão da torre de comando. Um segundo porto de aterrissagem significava que os grupos de longa-duração poderiam receber visitantes. Os grupos visitantes geralmente incluíam cosmonauto-pesquisadores do bloco de países soviéticos ou países simpatizantes à União Soviética. Vladimír Remek da Checoslováquia, o primeiro viajante espacial que não era dos Estados Unidos ou da União Soviética, visitou a Salyut 6 em 1978. A estação recebeu 16 grupos de cosmonautas, incluindo seis de longa duração. A mais longa permanência foi de 185 dias. O primeiro grupo de longa-duração ficou por 96 dias, batendo o recorde mundial de 84 dias de sobrevivência no espaço estabelecido em 1974 pelo último grupo da Skylab. A estação hospedou cosmonautas de Hungria, Polônia, Romênia, Cuba, Mongólia, Vietnã, e Alemanha Oriental. Doze Progress de carga entregaram mais de 20 toneladas de equipamento, suprimentos e combustível. Uma nave de transporte logística chamada de Cosmos 1267 aterrissou na Salyut 6 em 1982. A nave de transporte logística foi originalmente planejada para o programa Almaz. Cosmos 1267 provou que módulos maiores poderiam aterrissar automaticamente com estações espaciais, um grande passo em direção à estação multimodular Mir e à Estação Espacial Internacional.

Salyut 6 teve seis grupos residentes. Em 10 de dezembro de 1977 o primeiro grupo, Yuri Romanenko e Georgi Grechko, chegou com a Soyuz 26 e se manteve a bordo na Salyut 6 por 96 dias. Em 15 de junho de 1978, Vladimir Kovalyonok e Aleksandr Ivanchenkov (Soyuz 29) chegaram na estação e se mantiveram abordo por 140 dias. Vladimir Lyakhov e Valery Ryumin (Soyuz 32) chegaram em 25 de fevereiro de 1979 e se mantiveram por 175 dias. Em 9 de abril de 1980, Leonid Popov e Valery Ryumin (Soyuz 35) chegaram para a permanência mais longa na Salyut 6, 185 dias. Uma missão de reparo, composta por Leonid Kizim, Oleg Makarov, e Gennady Strekalov (Soyuz T-3) trabalhou na estação espacial por 12 dias começando em 27 de novembro de 1980. Em 12 de março de 1981 o último grupo, formado por Vladimir Kovalyonok e Viktor Savinykh (Soyuz T-4), permaneceu por 75 dias. Durante este tempo, houve 10 missões visitantes, grupos que vinham para trazer suprimentos e fazer visitas de duração menor com o grupo residente.

Fonte: Wikipédia


Tags: Salyut 6, Nave, espaço, estação espacial, Skylab, Mir, Estação Espacial Internacional






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom