Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de fevereiro de 1931.

Nasce James Byron Dean, ator norte-americano


James Byron Dean (Marion, Indiana, 8 de Fevereiro de 1931 - Salinas, Califórnia, 30 de Setembro de 1955) foi um ator, fotógrafo e piloto de corridas norte-americano. É considerado por muitos como um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950.

Hoje em dia, a sua cidade natal é ainda um ponto de referência para todos os fãs do ator. Tinha apenas cinco anos de idade quando se mudou com a família para Santa Mônica, na Califórnia. Quando perdeu a mãe, com nove anos de idade, o pai enviou James para uma quinta em Fairmount, Indiana, onde foi criado pelos tios Ortense e Marcus Winslow.

Fora dos “sets” de filmagem era conhecido por uma agitada vida social, um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si. Paixão que lhe custou a vida. Quando se dirigia para uma corrida, em 30 de Setembro de 1955, envolveu-se num acidente fatal.

No dia em que morreu, James Dean ainda esgotava ingressos com o seu primeiro filme. A consagração final chegou poucos dias após a sua morte, quando “Juventude Transviada” chegou aos cinemas. Recebeu duas indicações ao Oscar, postumamente. Em 1956, por “Vidas Amargas” (a primeira indicação póstuma na história da premiação), e em 1957, por “Assim caminha a humanidade”, ambas por Melhor Ator. Ganhou dois prêmios do Globo de Ouro, em 1956 como Melhor Ator e, no ano seguinte, num prêmio especial que o consagrou como Ator Favorito do Público.

Tags: Ator, cinema, filme






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.12

  • Dia da Bíblia Evangélica
  • Dia de São João da Cruz
  • Dia do Engenheiro de Pesca
  • Dia Nacional da Ópera
  • Dia Nacional do Ministério Público Federal