Últimas notícias

Hoje na história

RSS
30 de setembro de 1846.

Dr. William Morton, um dentista de Massachusetts (EUA), é o primeiro a usar anestesia para extrair um dente

O dentista William Thomas Green Morton, de Boston, em 30 de setembro de 1846, realizou uma extração de dente de forma indolor após a administração éter como anestésico em um paciente.

Anestesia (do grego antigo αν-, an-, "ausência"; e αἲσθησις, aisthēsis, "sensação") tradicionalmente significa a condição de ter a sensibilidade (incluindo a dor) bloqueada ou temporariamente removida. Isso permite que os pacientes passem por cirurgias e outros procedimentos sem a angústia e a dor que experienciariam de outra maneira. A palavra foi cunhada por Sr. Oliver Wendell Holmes em 1846. Outra definição é uma "ausência de consciência reversível", seja uma ausência total de consciência (e.g., uma anestesia geral) ou uma ausência de consciência de uma parte do corpo como causam uma anestesia axial ou outro bloqueio de nervo. Anestesia é um estado farmacologicamente induzido de amnesia, analgesia, perda de responsividade, perda de reflexos musculares esqueléticos e diminuída resposta a estresse.

Primeiros anestésicos inaláveis

O primeiro médico a usar éter etílico como um anestésico foi o Dr. Crawford Long, que o administrou em 30 de março de 1842, durante um procedimento cirúrgico para remover um tumor de um paciente. Em seguida, ele voltou a empregar éter em várias ocasiões depois, mas não publicou nada sobre os procedimentos até 1849.

O dentista William Thomas Green Morton, de Boston, em 30 de setembro de 1846, realizou uma extração de dente de forma indolor após a administração éter como anestésico em um paciente.


O primeiro uso de éter como anestésico em 30 de setembro de 1846 por William Morton.

William Morton, que não estava a par das experiências do Dr. Crawford Long, foi convidado pelo Hospital Geral de Massachusetts para demonstrar sua nova técnica de cirurgia sem dor. Depois que Morton anestesiou o paciente, em 16 de outubro de 1846, o cirurgião John Collins Warren removeu um tumor do pescoço do paciente.


Primeira operação com Éter, em 16 de outubro de 1846.

A cirurgia aconteceu no hoje chamado Ether Dome. O Dr. Warren, inicialmente cético, ficou impressionado e afirmou: "senhores, isso não é uma fraude!". Pouco tempo depois disso, numa carta para o Dr. Morton, o médico e escritor Dr. Oliver Wendell Holmes propôs que o nome do procedimento fosse anestesia e anestesiado o estado a que o paciente fora levado.

Fonte: Wikipédia


Tags: Anestesia, dente, dentista, éter, cirurgia, Oliver Wendell Holmes, Crawford Long






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador