Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 20 de Setembro de 2007.

Morre o radialista Ari Rego que na Rádio Farroupilha comandou o programa de auditório Clube do Guri, no ar entre 1950 e 1966 e que foi um dos descobridores da cantora Elis Regina

Ari Rego

Ari Zanobini Rego nasceu na cidade de Rio Grande em 26 de setembro de 1918 e morreu, aos 88 anos, em Porto Alegre, no dia 20 de setembro de 2007, devido a um câncer.

Em 1942, com o nome adaptado para Ari Rego, ele iniciou uma carreira de sucesso no rádio. Ele dizia que seus primeiros passos como cantor foram dados na rádio Pelotense. Ari foi correspondente, em inglês, do Frigorífico Anglo, localizado em Pelotas. Veio para Porto Alegre, onde trabalhou no cartório Moura, em meados da década de 40. Porém, seu interesse era participar do concurso de locutores da rádio Farroupilha. Na banca examinadora do concurso estava Manoel Braga Gastal, dirigente da emissora na época. Os conhecimentos de inglês de Ari Rego ajudaram-no a conseguir uma das vagas e a ingressar na Rádio Farroupilha em 19 de abril de 1947.

Em 1949 Ari Rego fez um programa, que começou na Rádio Difusora e depois passou para a Rádio Farroupilha (as duas emissoras pertenciam ao Grupo Diáros Associados), o Clube do Papai Noel. Quando a empresa que patrocinava o programa suspendeu os comerciais, a Neugebauer interessou-se em investir no Clube. Na época, a empresa lançava um achocolatado chamado Guri, e surgiu então a idéia de promovê-lo através do programa que passou a ser intitulado Clube do Guri, a partir de 1950. Com o patrocínio da Neugebauer, o programa ficou 16 anos no ar: de julho de 1950 até outubro de 1966, sempre na Rádio Farroupilha.

O programa de auditório Clube do Guri era transmitido ao vivo do auditório da rádio Farroupilha, na rua Siqueira Campos, em frente à famosa árvore paineira, próximo ao prédio da Prefeitura Municipal. Participavam do programa crianças entre 5 e 18 anos, que interpretavam sucessos da época como os de Ângela Maria, Caubi Peixoto e Nélson Gonçalves, com o maestro Rui Silva ao piano, Victor Abauza e o japonês Antoninho Maciel. Além disso, o Clube era constituído por cantores, declamadores e bailarinos.

O Clube do Guri era feito aos sábados, das 9 ao meio-dia, em colégios como o Dom Bosco ou cinemas, como o Cinema América. O programa contava também com locutores como Carlos Alberto, Enio Rockenbach e Euclides Predo, que liam publicidades.

Ari Rego costumava viajar com a equipe do Clube do Guri, levando as crianças que se destacavam nos programas para apresentações no interior, com auditórios sempre lotados. Dentre as que chamaram atenção nos programas estavam Érica Lorimar, Darcílio Messias, Lurdes Rodrigues e a mulher que viria a ser um dos nomes mais importantes da música popular brasileira, Elis Regina. O concurso de melhor cantor do ano, em que Elis foi vencedora, realizava-se nas amplas salas do Cine Avenida (na esquina das avenidas Venâncio Aires e João Pessoa ), em Porto Alegre.


Ari Rego com Elis Regina

Na década de 60, com a expansão da televisão, os grandes programas de auditório e as radionovelas perderam a preferência do público. A criação do programa Maurício Sobrinho acabou por diminuir as equipes das Rádios Gaúcha e Farroupilha, que foram absorvidas pela TV, assim como as grandes orquestras. Em 1966 encerravam-se as atividades do Clube do Guri, junto com as transmissões de programas de auditório nas rádios gaúchas.


Tags: Rádio Clube do Guri, Elis Regina, auditório






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes