Últimas notícias

Hoje na história

RSS
06 de janeiro de 1989.

O Brasil inteiro descobriu quem matou Odete Roitman quando foi ao ar o último capítulo da telenovela global Vale Tudo

Odete Roitman (Beatriz Segall)

Vale Tudo foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989 no horário tradicional das 20 horas.

Foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, com direção de Dennis Carvalho e Ricardo Waddington, com direção geral de Dennis Carvalho. Contou com 203 capítulos.

Participara da trama Regina Duarte, Antônio Fagundes, Beatriz Segall, Reginaldo Faria, Cássia Kis Magro, Cássio Gabus Mendes, Lídia Brondi, Pedro Paulo Rangel, Nathália Timberg, Cláudio Corrêa e Castro, Renata Sorrah, Carlos Alberto Ricceli e Glória Pires nos papéis principais.

A trama abordou, segundo seu autor Gilberto Braga, "até que ponto valia ser honesto no Brasil", na época de sua exibição.

Em 2014 a telenovela foi lançada em DVD pela Globo Marcas.

Quem matou Odete Roitman?

Esse foi o grande mistério de Vale tudo, só revelado no último capítulo, quando o Ibope registrou que 86% dos televisores ligados no país estavam sintonizados na telenovela. Para manter o mistério, a cena que revelaria o autor do crime só foi gravada no dia da exibição, de modo que nem mesmo o elenco tinha conhecimento do segredo.

Beatriz Segall afirma que mais de 20 anos após a exibição da novela ainda a chamam de Odete Roitman.

No capítulo 193, que foi ao ar no dia 24 de dezembro de 1988, um sábado, véspera de Natal, a vilã Odete Roitman (Beatriz Segall) foi assassinada com 3 tiros. Apesar do mistério do assassino ter durado apenas 13 dias, o assunto dominou as conversas pelo país, lançando a pergunta "Quem matou Odete Roitman?".

No último capítulo, revela-se que Odete Roitman (Beatriz Segall) havia sido morta, por engano, por Leila (Cássia Kiss), que pensa estar atirando em Maria de Fátima (Glória Pires), a qual havia se tornado amante de seu marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria), ex-genro de Odete. A cena do disparo foi gravada no dia em que o último capítulo foi ao ar. A identidade do assassino foi revelada na sexta-feira, dia 6 de janeiro de 1989 e nem os próprios atores tiveram acesso ao verdadeiro final, que foi gravado em cinco versões diferentes.

No dia da exibição da morte de Odete, em pleno sábado de Natal, a novela registrou 81 pontos no Ibope, com picos de 92. No último capítulo, a novela teve 87 pontos com picos de 93.

Fonte: Wikipédia


Tags: Novela, Rede Globo, Vale Tudo, Odete Roitman, Beatriz Segall






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.07

  • Dia de São Bruno
  • Dia do Anjo Mihael
  • Dia do Trovador
  • Dia Municipal contra o Câncer de mama