Últimas notícias

Hoje na história

RSS
04 de abril de 0896.

Morre o Papa Formoso

Formoso, 111º Papa da Igreja Católica

Papa Formoso (Óstia, Itália, c. 816 — Roma, 4 de abril de 896), foi o 111º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 6 de outubro de 891 como sucessor do Papa Estêvão V, morreu a 4 de abril de 896.

Nasceu em Óstia, Itália. Enquanto era cardeal, foi excomungado por João VIII por ter coroado Arnulfo como rei da Itália - mais tarde foi imperador da Alemanha.

Cronistas franceses atribuem a este papa o parentesco com o futuro Papa Romano, dizendo tratarem-se de primos irmãos. A ele se deve a conversão dos búlgaros. Desordens políticas na França, Alemanha e Itália prejudicaram a Igreja, durante o seu pontificado.


Formoso e Estêvão.
Por Jean-Paul Laurens (1870), atualmente no Museu de Belas Artes de Nantes.

Nove meses após a sua morte, o cadáver de Formoso foi exumado da cripta papal para ser julgado perante um Sínodo do Cadáver, presidido por Estêvão VI (que era o papa 113º e o que estava no poder). O papa falecido foi acusado de excessiva ambição pelo cargo papal, e todos os seus atos foram declarados nulos. O cadáver foi despido das vestes pontifícias, e os dedos da mão direita foram amputados. Foi então enterrado em cemitério para estrangeiros, como forma de desonra. Depois, foi novamente exumado, tendo seu corpo esquartejado e jogado no Rio Tibre.

Seu corpo fora recuperado mais tarde, e, por fim, enterrado na Basílica de São Pedro, como vestes papais, junto a outros pontífices mortos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, Sínodo do Cadáver, Formoso, Estêvão VI (VII)






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.12

  • Dia da Declaração Internacional dos Direitos Humanos
  • Dia de São Melquíades
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas
  • Dia Universal do Palhaço