Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de Janeiro de 2015.

Morre aos 83 anos a atriz sueca Anita Ekberg, musa do cineasta italiano Federico Fellini

Anita Ekberg em 1956

Kerstin "Anita" Marianne Ekberg (Malmo, 29 de setembro de 1931 — 11 de janeiro de 2015) foi uma atriz, miss, modelo e cultuada sex symbol sueca da década de 1960, assim conhecida após sua aparição no filme La dolce vita, obra-prima do cineasta italiano Federico Fellini.

Anita Ekberg faz parte da história do cinema com uma cena mítica de La dolce vita (A Doce Vida) filme de 1960 dirigido por Federico Fellini. O corpo exuberante num longo preto, tomara-que-caia, longos cabelos ondulados e loiros, Anita entra nas águas da fonte de Trevi, em Roma, e, lascivamente, chama por “Marcello” – no caso, um jornalista vivido por Marcello Mastroianni.


Marcello Mastroianni e Anita Ekberg em cena de La Dolce Vita (1960) – Foto: Reprodução/IMDb

Sua carreira começou depois que foi coroada Miss Suécia no início de 1950. Nos Estados Unidos, participou do concurso de Miss Mundo. Não levou a coroa, mas ganhou um contrato de manequim, que acabou levando-a às telas de Hollywood. Depois de pequenas pontas, em 1960, ela faz a atriz americana que seduz Mastroianni, ganhando fama mundial.

Sem papas na língua, várias vezes Anita declarou que ela era a responsável pelo sucesso de Fellini, e não o contrário. O humorista Bob Hope disse que os pais da atriz ganharam o prêmio Nobel de arquitetura. Em 50 anos de carreira, a atriz sueca trabalhou em mais de 50 filmes.

Anita teve relações românticas com astros de Hollywood como Frank Sinatra, Gary Cooper, Tyrone Power, Rod Taylor, Yul Brynner e Errol Flyn. Ela se casou e se divorciou das vezes.

Segundo a imprensa italiana, Anita Ekberg morreu doente e em dificuldades financeiras.

Fonte: Wikipédia


Tags: Cinema, filme, Hollywood, A Doce Vida, atriz, Fellini






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.05

  • Dia das Comunidades Eclesias de Base
  • Dia de Santa Rita de Cássia
  • Dia do Apicultor
  • Dia do Hóquei sobre Patins
  • Dia Internacional para a Diversidade Biológica (ONU)
  • Festival de Rosália, em honra das deusas Flora e Vênus (mitologia romana)
  • Santa Júlia de Cartago, virgem e mártir
  • Santa Quitéria, uma santa virgem e mártir do século V