Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de janeiro de 2012.

Naufrágio do navio Costa Concordia causa 32 mortes

Navio Costa Concordia

O Naufrágio do Costa Concordia foi um acidente ocorrido com o navio de cruzeiro Costa Concordia no dia 13 de janeiro de 2012. Navegando junto à costa de Isola del Giglio, região da Toscana, a embarcação abalroou rochas subaquáticas, devido ao seu calado. O ocorrido causou 32 mortes, sendo que 2 corpos permanecem desaparecidos.

Após um solavanco e um corte de corrente elétrica, o comandante comunicou que havia uma avaria no gerador e que em breve a energia seria restabelecida; Na sequência, foi dada a ordem de abandonar o navio, uma vez que o comando da embarcação estava na responsabilidade do imediato do comandante; Naquele momento, e da inspeção do imediato, observou-se que estava entrando água no navio.

Segundo comunicado do armador, o navio bateu num banco de areia. Fotos indicam que embarcação também bateu em rochas, ficando um pedaço de pedra preso ao casco rompido do navio. O navio adernou a estibordo ficando com aproximadamente dois terços dentro da água.


Danos no casco.

Alguns sobreviventes relataram que a música My Heart Will Go On de Céline Dion, trilha sonora do filme Titanic, foi a última canção ouvida pelos passageiros do navio Costa Concordia quando ele afundou. O capitão Francesco Schettino foi um dos primeiros a abandonar seu navio. Segundo informações dele junto à comunicação social internacional, o mesmo justificou que fora arremetido na hora do choque e caíra no mar, e que já tinha outro comandante (o imediato), em seu lugar. Dessa forma se recusou a retornar a ele para organizar a retirada dos passageiros e tripulantes. Mesmo assim ele foi suspenso pela Costa Crociere e ficou em prisão domiciliar até o dia 5 de julho de 2012.


Perfil do solo oceânico e o ponto aproximado de impacto.

Na semana após o incidente, uma camiseta com a frase em italiano "Vada a bordo, cazzo" começou a ser vendida na internet, na esteira da repercussão do tenso telefonema entre o capitão do cruzeiro e a Capitania local.


O navio totalmente adernado.


Foto do navio adernado de outro ângulo.

Recuperação do navio

O navio Costa Concordia foi reerguido do mar na madrugada do dia 17 de setembro de 2013 com a operação de rotação da embarcação. O anuncio foi feito pelo chefe da Defesa Civil, Franco Gabrielli, e citado pela emissora de TV italiana Rai.

Toda a operação, realizada pelo sul-africano Nick Sloane, um especialista em resgate de barcos, foi feita baseada em uma engenharia cuidadosamente coordenada. O custo foi estimado em mais de 600 milhões de euros (795 milhões de dólares); Um valor que supera a metade do prejuízo coberto por seguros, que ultrapassou 1,1 bilhão de dólares. Quando o navio se endireitou, foi possível ver o seu flanco oxidado depois de passar 20 meses sob a água.

Fonte: Wikipédia


Tags: naufrágio, navio, Costa Concordia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador