RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Nasce Zé Keti, compositor brasileiro

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
06 de Outubro de 1921.

Nasce Zé Keti, compositor brasileiro


Zé Keti, nome artístico de José Flores de Jesus, (Rio de Janeiro, 6 de outubro de 1921 - 14 de novembro de 1999) foi um cantor e compositor do samba brasileiro.

Ele começou a atuar na década de 1940, na ala dos compositores da escola de samba Portela. Em 1946, Tio Sam no Samba foi o primeiro samba de sua autoria gravado (pelo grupo Vocalistas Tropicais). Nos anos cinqüenta, Leviana e A Voz do Morro, dois outros sucessos, foram incluídos no filme Rio 40 Graus (1955), de Nelson Pereira dos Santos, diretor com o qual trabalhou também no filme Rio Zona Norte (1957).

Zé Keti idealizou o conjunto “A Voz do Morro”, do qual participou e que ainda contava com Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Anescarzinho do Salgueiro, Jair do Cavaquinho, José da Cruz, Oscar Bigode e Nelson Sargento. O grupo lançou três discos.

Em 1964, participou do espetáculo Opinião, ao lado de João do Vale e Nara Leão, que o levou ao concerto que tornou conhecidas algumas de suas composições, como Opinião e Diz que Fui por Aí (esta em parceria com Hortênsio Rocha). Com Hildebrando Matos, compôs em 1967 a marcha-rancho Máscara Negra, outro grande sucesso.

Nos anos seguintes, viveu um período de esquecimento na música do Brasil. Durante a década de 1980, Zé Keti morou em São Paulo. Na década seguinte, voltou a morar no Rio. Apresentou-se ao lado da Velha Guarda da Portela e teve várias músicas regravadas.

Aos 78 anos, Zé Keti morreu de falência múltipla dos órgãos em 14 de novembro de 1999.

Tags: Sambista, samba, músico, compositor






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.08

  • Dia da Habitação
  • Dia do Haziel
  • Dia do São Pio X