Últimas notícias

Hoje na história

RSS
06 de outubro de 1989.

Morre Bette Davis, atriz norte-americana

Bette Davis no filme All About Eve - A Malvada (1950)

Ruth Elizabeth "Bette" Davis (Lowell, 5 de abril de 1908 — Neuilly-sur-Seine, 6 de outubro de 1989), foi uma atriz norte-americana de cinema, televisão e teatro. Conhecida por sua vontade de interpretar personagens antipáticas, ela era venerada por suas atuações numa variada gama de gêneros cinematográficos; de melodramas policiais, filmes de época e comédias, embora seus maiores sucessos tenham sido romances dramáticos.

Após trabalhar em peças na Broadway, Davis mudou-se para Hollywood em 1930, onde obteve pouco êxito com papéis em produções da Universal Studios. Foi contratada pela Warner Bros. em 1932, estabelecendo uma bem-sucedida carreira através de várias atuações aclamadas pela crítica. Em 1937 tentou se libertar do contrato e, apesar de ter perdido um processo contra a produtora que foi amplamente explorado pela mídia, atingiu o período de maior sucesso de sua carreira. Até o final dos anos 1940, Davis foi uma das mais célebres protagonistas do cinema americano, reconhecida por seu estilo forte e intenso. Ganhou uma reputação de perfeccionista muito combativa, sendo que embates com executivos dos estúdios, diretores de cinema e outras estrelas eram frequentemente noticiados pela mídia. Seu estilo franco, sua voz distinta e o cigarro sempre a mão contribuíram para a construção de uma imagem pública muito imitada e satirizada.

Davis co-fundou a Hollywood Canteen – iniciativa para angariar fundos para o Exército e entreter soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial – e foi a primeira mulher presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Ganhou o Oscar de Melhor Atriz duas vezes; por Dangerous (Perigosa), em 1935 e Jezebel (Jezebel), em 1938.


Bette Davis em Dangerous (Perigosa), de 1935.

Foi a primeira pessoa a receber dez indicações da Academia nas categorias de atuação, além de ter sido a primeira mulher a receber um prêmio pelo conjunto da obra do American Film Institute.

Sua carreira passou por vários períodos sombrios, tendo ela mesma admitido que seu sucesso se deu muitas vezes às custas de seus relacionamentos pessoais. Casada quatro vezes, tornou-se viúva uma vez e divorciada outras três, tendo criado seus filhos como mãe solteira. Seus últimos anos foram marcados por um longo período de doença, mas ela continuou atuando até pouco antes de sua morte por câncer de mama, com mais de 100 papéis em filme, televisão e teatro em sua filmografia. Em 1999, Davis foi a segunda colocada, atrás apenas de Katharine Hepburn, na lista do American Film Institute das maiores atrizes de todos os tempos.


Pegadas e assinatura de Bette Davis na Calçada da Fama do Grauman's Chinese Theatre.

Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma referente ao seu trabalho no cinema e outra referente ao seu trabalho na televisão. Elas estão localizadas em 6225 Hollywood Boulevard e 6233 Hollywood Boulevard.


Bette Davis em seu primeiro grande sucesso, ao lado de Leslie Howard no filme de 1934 Of Human Bondage (Escravos do desejo).

Principais prêmios e indicações

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Oscar) (EUA)

  • Recebeu dez nomeações oficiais na categoria de Melhor Atriz e uma sem estar nos boletins de voto (as regras da Academia permitiam que tal acontecesse na altura). Até 2010, só duas atrizes tiveram tantas nomeações nessa categoria: Katharine Hepburn (12) e Meryl Streep (16, e mais três como atriz (coadjuvante/secundária)).


Os filmes por que foi nomeada são:

Oscar (Estados Unidos)


Bafta (Reino Unido)


César (França)

  • 1986 - Ganhou um Cesar honorário.


Festival de Cinema de Cannes (França)

  • 1950 - All About Eve (br.: A Malvada; pt.: Eva) - Melhor atriz (venceu)


Festival de Cinema de Veneza (Itália)

  • 1937 - Kid Galahad (br.: Talhado para Campeão) - Copa Volpi de melhor atriz (venceu)


Globo de Ouro (Estados Unidos)

  • 1950 - All About Eve (br.: A Malvada; pt.: Eva) - Melhor atriz/ drama
  • 1961 - A Pocketful of Miracles (br.: Dama por um Dia) - Melhor atriz/ musical ou comédia
  • 1962 - What Ever Happened to Baby Jane? (br.: O que Terá Acontecido a Baby Jane?) - melhor atriz/ drama
  • 1974 - Prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra


Círculo de Críticos de Nova York (Estados Unidos)

  • 1950 - All About Eve (br.: A Malvada; pt.: Eva) - Melhor atriz (venceu)


Na cultura pop

 


Fonte: Wikipédia


Tags: Atriz, cinema, filme, olhos, Bette Davis, eyes






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.07

  • Dia de Santa Maria Madalena
  • Dia do Anjo Imamaiah
  • Dia do Cantor Lírico