Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Domingo, 09 de Agosto de 2006.

O famoso musical “Cats” de Andrew Lloyd Webbers estreia no Brasil

Cats em Roma, no Musical Theatre em Warsaw

Cats é um musical composto por Andrew Lloyd Webber que teve sua estreia em Londres em 11 de maio de 1981, mas que se consagrou por dezoito anos em cartaz na Broadway. Para realizar esse espetáculo, Llyod Webber musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos, onde Memory foi a música de maior sucesso.

No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha um e apenas um deles para ir a um lugar melhor. Entre os personagens mais marcantes estão Munkustrap, o narrador da história, Grizabela, the glamour cat e "Old Deuteronomy", o líder dos gatos jellicle.

Dirigido por Trevor Nunn e coreografado por Gillian Lynne , Cats abriu pela primeira vez no West End em 1981 e, em seguida, com a mesma equipe criativa na Broadway em 1982 e ganhou inúmeros prêmios, incluindo Melhor Musical em ambos os Prêmios Olivier Award e Tony Awards . A produção de Londres ficou em cartaz por 21 anos e a produção da Broadway em cartaz por 18 anos, ambos estabelecendo novos recordes. As Atrizes Elaine Paige e Betty Buckley ficaram associadas ao musical. Uma atriz, Marlene Danielle, atuou na produção da Broadway durante toda a sua execução (de 1982 até 2000).

Em 1998, o musical foi gravado em DVD, no Adelphi Theater de Londres, contando com a participação de artistas tais como: Elaine Paige, John Mills, Ken Page, Rosemarie Ford, Michael Gruber, John Partridge, Aeva May, Geoffrey Garratt, James Barron, Jo Gibb, entre outros.

Cats é o quarto show de maior duração na história da Broadway e West End, e era o mais antigo espetáculo da Broadway entre 1997-2006, superado pelo O Fantasma da Ópera, também de Lloyd Webber. Foi realizado em todo o mundo muitas vezes e foi traduzido para mais de 20 idiomas.

O musical estreou na Broadway em 7 de outubro de 1982.

Apresentações no Brasil

O musical teve apresentações no Brasil (São Paulo) no período 9 a 27 de agosto de 2006, e no Rio de Janeiro de 30 de agosto a 3 de setembro de 2006. Essas apresentações foram na versão original em inglês com legendas.

Voltou ao Brasil, com adaptação em português, no dia 4 de março de 2010 no Teatro Abril em São Paulo, e, no Rio de Janeiro, no dia 16 de outubro de 2010 no Vivo Rio. A adaptação das letras ficou por conta de Toquinho.

Fonte: Wikipédia


Tags: Cats, Broadway, teatro, musical, Andrew Lloyd Webber






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo