Últimas notícias

Hoje na história

RSS
07 de outubro de 1949.

A República Democrata Alemã (RDA), mais conhecida como a Alemanha Oriental, é constituída oficialmente

Bandeira da República Democrática Alemã (RDA) - Deutsche Demokratische Republik

A Alemanha Oriental ou Alemanha Socialista, oficialmente República Democrática Alemã (RDA) (em alemão: Deutsche Demokratische Republik - DDR), foi um Estado criado em 1949 no território da zona de ocupação soviética, uma das zonas ocupadas pelos Aliados na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, quando o território alemão foi repartido entre os Estados Unidos, o Reino Unido, a França e a União Soviética. Enquanto a zona soviética deu origem à RDA, a junção das outras três deu origem à República Federal da Alemanha (RFA), ou Alemanha Ocidental.

História

A RDA foi proclamada em Berlim Oriental no dia 7 de outubro de 1949. Estabeleceu-se um regime socialista amplamente controlado pela União Soviética.

Em junho de 1953, após a morte de Stalin, dá-se a violenta repressão da Revolta de 1953 na Alemanha Oriental. A revolta iniciou em 16 de junho de 1953. A intervenção de uma coluna de tanques e carros de combate resultou em 55 mortos e numerosos feridos. Este fato fez com que cerca de três milhões de habitantes da Alemanha Oriental fugissem para a Alemanha Ocidental.


Um tanque soviético T-34/85 em Berlim, 17 de junho de 1953.


Memorial das vítimas da Revolta de 1953.

A Alemanha Oriental foi declarada totalmente soberana em 1954. Tropas soviéticas continuaram no terreno com base nos acordos de Potsdam, tendo em vista contrabalançar a presença militar dos Estados Unidos na República Federal Alemã durante a Guerra Fria. A RDA foi um membro do Pacto de Varsóvia.


Palast der Republik em Berlim Oriental, sede do governo da RDA.

A capital da Alemanha Oriental manteve-se em Berlim Oriental, enquanto que a capital da RFA foi transferida para Bonn. No entanto, Berlim foi também dividida em Berlim Ocidental e Berlim Oriental, com a parte ocidental controlada pela RFA, apesar de a cidade estar totalmente situada em território da RDA. Esta divisão foi reforçada pela construção do muro de Berlim que teve sua construção iniciada na madrugada de 13 de agosto de 1961, e que começou a ser derrubado na noite de 9 de novembro de 1989 depois de 28 anos de existência.


Troca de guarda na Tumba do Soldado Desconhecido em Berlim Oriental.

Em 3 de outubro de 1990 ocorreu a reunificação da Alemanha. A população da RDA votou esmagadoramente a favor de um retorno à tradicional estruturação do seu território em Länder e à integração destes "Estados" na República Federal da Alemanha, com a dissolução do governo central da Alemanha oriental. A pequena minoria contrária à reunificação submeteu-se à decisão da maioria.

Fonte: Wikipédia


Tags: Alemanha, Berlim, RDA, RFA, DDR, Alemanha Oriental, Alemanha Ocidental, Potsdam






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.08

  • Dia da Festa de Oxumarê
  • Dia da Infância
  • Dia de São Bartolomeu
  • Dia do Anjo Hahahiah
  • Dia do Artista