Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de fevereiro de 2015.

Morre aos 101 anos, Tomie Ohtake, artista plástica japonesa naturalizada brasileira, uma das principais representantes do abstracionismo informal.

Tomie Ohtake recebendo a Ordem do Mérito Cultural em 2006 aos 93 anos.

Tomie Ohtake (Quioto, 21 de novembro de 1913 — São Paulo, 12 de fevereiro de 2015) foi uma artista plástica japonesa naturalizada brasileira. Aos vinte e três anos de idade viajou ao Brasil, para visitar um irmão mas não pode retornar devido a Segunda Guerra Mundial.

É uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas. Foi premiada no Salão Nacional de Arte Moderna, em 1960; e em 1988, foi condecorada com a Ordem do Rio Branco pela escultura pública comemorativa dos 80 anos da imigração japonesa, em São Paulo.


Escultura em concreto armado na Avenida 23 de Maio em São Paulo em homenagem aos oitenta anos da imigração japonesa. As quatro lâminas de concreto armado, arcadas, dispostas lado a lado e sucessivamente, homenageiam quatro gerações de japoneses no Brasil.

Pela sua carreira consagrada Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”. Segundo o crítico de arte Ichiro Hariu, os artistas como Tomie Ohtake, Tikashi Fukushima, Manabu Mabe e outros são reconhecidos abstracionistas, representativos do Brasil, que contam com muitos apoiadores. Além de pertencerem ao grupo da geração de imigrantes do pré-guerra. Grupo esse constituído por imigrantes comuns que, após várias mudanças em suas vidas, despertaram para as artes plásticas e iniciaram seus trabalhos.

Tomie Ohtake é a mãe do arquiteto Ruy Ohtake.

Morreu no dia 12 de fevereiro de 2015, aos 101 anos no Hospital Sírio-Libanês após uma série de paradas cardíacas

Fonte: Wikipédia


Tags: Arte, escultura, pintura, abstracionismo, gravura, artista plástica, esculturas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.02

  • Dia de Fra Angelico
  • Dia de Santa Bernardete Soubirous
  • Dia de São Flaviano de Constantinopla
  • Dia de São Teotônio
  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo