Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de outubro de 1934.

Na França é assassinado Alexandre I, rei da Iugoslávia


O Rei Alexandre I da Iugoslávia, também chamado Rei Alexandre Unificador (Cetinje, Montenegro, 16 de dezembro de 1888 - Marselha, França, 9 de outubro de 1934) foi o primeiro rei do Reino da Iugoslávia (1929–34) e antes rei do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (1921–29).

Por causa das mortes de três membros de sua família em terças-feiras, Alexandre se recusava a executar qualquer função pública nesse dia da semana. No entanto, na terça dia 9 de outubro de 1934, ele não teve escolha: ao chegar em Marselha para iniciar uma visita de estado à França, para fortalecer a aliança entre os dois países na Pequena Entente. Enquanto andava de carro aberto pelas ruas da cidade com o ministro do exterior francês, Louis Barthou, um revolucionário búlgaro chamado Vlado Chernozemski atirou contra o rei, o ministro francês e o motorista.

Este foi um dos primeiros assassinatos capturados em filme; o atentado ocorreu bem na frente do operador de imagem, que estava somente a poucos metros de distância e que capturou não só o assassinato, mas o que logo se sucedeu; o corpo do motorista (que morreu de imediato) ficou prensado contra os freios do carro, permitindo a continuação da filmagem a centímetros de distância do Rei por alguns minutos.

O assassino Vlado Chernozemski, membro da Organização Revolucionária Interna Macedônia de Ivan Mihailov e experiente atirador, foi cortado pela espada de um guarda montado francês, e depois linchado pela multidão. Na hora em que foi removido da cena, ele já estava morto.

As filmagens do assassinato do rei Alexandre I são um dos maiores documentos históricos existentes, junto com o filme da coroação do czar Nicolau II da Rússia, os funerais de Rainha Vitória do Reino Unido e do imperador Francisco José da Áustria, e o assassinato de John Kennedy.

O Rei Alexandre I foi sepultado no Memorial da Igreja de São Jorge, que fora construída por seu pai. Como seu filho Pedro II ainda era menor, o Príncipe Paulo Karadjordjevitch, primo de Alexandre, assumiu a regência do Reino da Iugoslávia.

Tags: Assassinato, rei Iugoslávia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.07

  • Dia de São Daniel
  • Dia do Anjo Hahasiah
  • Dia Internacional do Trabalhador Doméstico