Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de outubro de 1985.

Morre Orson Welles, cineasta e ator norte-americano


Orson Welles (Kenosha, Wisconsin, 6 de maio de 1915 - Hollywood, 10 de outubro de 1985) foi um cineasta norte-americano. Foi também diretor, roteirista, produtor e também ator. Iniciou a sua carreira no teatro, em Nova Iorque, em 1934.

Orfão aos quinze anos, após a morte do seu pai (sua mãe morreu quando ainda tinha 9 anos), George Orson Welles começou a estudar pintura em 1931, primeira arte em que se envolveu. Adolescente, não via interesse nos estudos e em pouco tempo passou a atuar. Tal paixão o levou a criar sua própria companhia de teatro em 1937. Em 1938, Orson Welles produziu uma transmissão radiofônica intitulada “A Guerra dos Mundos”, adaptação da obra homônima de Herbert George Wells e que ficou famosa mundialmente por provocar pânico nos ouvintes, que imaginavam estar enfrentando uma invasão de extraterrestres. Um Exército que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofônica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta. O sucesso da transmissão foi tão grande que no dia seguinte todos queriam saber quem era o responsável pela tal pegadinha. A fama do jovem Welles começava.

Sua estréia no cinema, em filmes de longa metragem, ocorreu em 1941 com Citizen Kane (Cidadão Kane), considerado pela crítica como um dos melhores filmes de todos os tempos e o mais importante dirigido por Welles.

Tags: Ator, cinema, filme, Cidadão Kane






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.08

  • Dia da Nossa Senhora Rainha
  • Dia do Anjo Aladiah
  • Dia Internacional do Folclore