Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quarta-Feira, 12 de Outubro de 1995.

Descoberto o primeiro planeta de uma estrela que não o Sol: 51 Pegasi b



51 Pegasi b foi o primeiro planeta descoberto orbitando uma estrela como o sol, a 51 Pegasi, fora do sistema solar.

A letra B em 51 Pegasi b é usada para diferenciar o planeta da estrela que ele orbita. Planetas companheiros a descobrir serão designados como C, D, e por aí em diante. Depois da sua descoberta, muitas equipes confirmaram a sua existência e obtiveram mais observações das suas propriedades, incluindo o fato de orbitar muito próximo da estrela, sofrer temperaturas de 1000 graus celsius, e ter cerca de metade da massa de Júpiter. Na época da descoberta, esta distância curta não era compatível com a teoria da origem dos planetas e resultou em discussões de migração orbital.

O planeta foi descoberto usando um espectrômetro que pode detectar as mudanças regulares de velocidade nas linhas de espectro da estrela de 70 metros por segundo. Estas mudanças são causadas pelos efeitos gravitacionais do planeta que dista 7 milhões de quilômetros da estrela.

Depois do anúncio, a 12 de outubro de 1995, a confirmação veio pelo Dr. Geoffrey Marcy e Dr. Paul Butler das universidades norte-americanas Universidade Estadual de São Francisco e Universidade da Califórnia, Berkeley, respectivamente. Usaram o Espectrógrafo Hamilton no observatório de Lick perto da cidade de San Jose na Califórnia.

Esta descoberta do primeiro exoplaneta estabeleceu um marco na pesquisa astronômica, e desde então mais exoplanetas nas estrelas vizinhas do Sol têm sido descobertos.

Tags: Planeta, espaço, descoberta






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 11.12

  • Dia da Unicef
  • Dia de São Barnabé
  • Dia do Agrônomo
  • Dia do Arquiteto
  • Dia do Engenheiro
  • Dia do Tango