Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quarta-Feira, 12 de Outubro de 1964.

União Soviética lança o foguete Voskhod 1


A Voskhod 1 foi a primeira missão do Programa Vostok, e usava uma espaçonave com o mesmo nome. Este vôo foi o primeiro de uma nave espacial soviética a transportar mais de um cosmonauta ao espaço. Ela foi lançada no dia 12 de outubro de 1964, do Cosmódromo de Baikonur, que fica no Cazaquistão. A bordo estavam os cosmonautas Vladimir Komarov (piloto), Konstantin Feoktistov (engenheiro) e Boris Yegorov (médico).

A missão passou por alterações potencialmente perigosas para uma nave espacial, e que foram novidades para a época. A nave não tinha assentos de ejeção e abertura de escape da cápsula. Os cosmonautas também não utilizaram nenhum traje espacial. O risco se explica pela pressa que o programa espacial soviético tinha em lançar a missão, para superar, em um ano, o lançamento do programa estadunidense Gemini, que previu enviar dois astronautas em uma espaçonave.

A nave tinha um foguete de detenção no nariz da nave. Na parte interna, os assuntos estavam disponíveis na perpendicular em lugar dos assentos ejetáveis, com equipamentos que lessem o sentido original da nave. O vôo também serviu para testar um assento específico para mais de um tripulante na cápsula espacial. Para voltarem a Terra, a nave foi concebida para que os cosmonautas caíssem com a nave através de um pára-quedas, uma outra novidade em relação as naves Vostok.

Em órbita, os cosmonautas pesquisaram o potencial de trabalho e de cooperação em grupos de diferentes especialidades da ciência e da tecnologia. A biomedicina e a física foram as áreas pesquisadas no espaço. A missão também teve filmagem dos cosmonautas pela televisão. Em 24 horas de vôo e 17 minutos de vôo, a nave efetuou 16 órbitas em torno da Terra.

O vôo da Voskhod surpreendeu toda a comunidade científica e representou mais uma vitória do programa espacial da União Soviética. O feito também direcionou os trabalhos no aperfeiçoamento de projetos semelhantes a este. O fato curioso da missão é que enquanto a Voskhod 1 estava no espaço, o secretário-geral da URSS, Nikita Khrushchov, foi deposto do cargo por um golpe de estado.

Tags: Espaço, foguete






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 11.12

  • Dia da Unicef
  • Dia de São Barnabé
  • Dia do Agrônomo
  • Dia do Arquiteto
  • Dia do Engenheiro
  • Dia do Tango