Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de maio de 1931.

É inaugurado o Empire State Building

Empire State Building visto do GE Building.

O Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares no centro de Manhattan, Nova York, na Quinta Avenida, entre as ruas 33ª e 34ª Oeste. Ele tem uma altura do telhado de 381 metros, mas com a sua torre de antena incluída, o edifício chega a 443 m de altura. Seu nome é derivado do apelido do estado de Nova York, o Empire State. Ele manteve-se como o edifício mais alto do mundo por quase 40 anos, desde a sua conclusão a 11 de abril de 1931, até a construção da Torre Norte do complexo original do World Trade Center, no final de 1970.

Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o Empire State Building tornou-se novamente o edifício mais alto da cidade, até One World Trade Center atingir uma altura maior em abril de 2012. O edifício é atualmente o quinto mais alto arranha-céu nos Estados Unidos e o 29º mais alto do mundo. É também a quinta estrutura autônoma mais alta na América.

O Empire State Building é um ícone cultural estadunidense. Ele foi projetado em um distintivo estilo Art Deco e foi classificado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. O edifício e o seu interior são designados marcos da cidade de Nova York. Ele foi designado como um marco histórico nacional em 1986.

O edifício é propriedade do Empire State Realty Trust, da qual Anthony Malkin serve como CEO e Presidente. Em 2010, o Empire State Building passou por uma reforma de 550 milhões de dólares, sendo que 120 milhões de dólares foram gastos para transformar o edifício em uma estrutura de energia eficiente e sustentável. O Empire State Building é o mais alto edifício com o certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) nos Estados Unidos, classificação que recebeu em setembro de 2011.

História

O local do atual Empire State era antigamente a fazenda de John Thompson nos meados do século XVIII. Na época uma estrada de ferro passava pela região deserta até o lago Sunfish localizado a uma quadra do edifício. A quadra era ocupada pelo Hotel Waldorf-Astoria nos meados do século XX, e era frequentada pelos "Four Hundred" (termo inglês para a elite social de Nova York na época, literalmente = "os quatrocentos").

Construção

As escavações no local começaram em 22 de janeiro de 1930, e a construção do edifício em si, começou simbolicamente em 17 de março de 1930 (dia de São Patrick) por influência de Al Smith, então presidente da Empire State Inc. O projeto envolveu 3.400 trabalhadores, a maioria imigrantes da Europa, juntamente com centenas de Mohawk (tribo de índios) principalmente da reserva Kahnawake próximo a Montreal. De acordo com os dados oficiais, 5 trabalhadores morreram durante a construção. A conclusão da obra ocorreu a 11 de abril de 1931, 12 dias antes do previsto.

A construção foi parte de uma intensa competição em Nova York pelo título de Edifício Mais alto do Mundo. Os outros projetos concorrendo pelo título, 40 Wall Street e o Chrysler Building, ainda estavam no projeto quando as construções começaram. Ambos teriam mantido o título por menos de um ano, quando o Empire State os superou em sua conclusão, apenas 410 dias após as construções começarem.

O edifício foi oficialmente aberto em 1º de maio de 1931 numa inauguração dramática quando o então Presidente dos Estados Unidos da América, Herbert Hoover, acendeu as luzes com o apertar dos botões de Washington, D.C. Ironicamente o primeiro uso das luzes no topo das torres do Empire State no ano seguinte foi para sinalizar a vitória de Franklin D. Roosevelt contra Hoover nas eleições presidenciais de novembro de 1932.

Acidente aéreo

A Colisão de um B-25 contra o Empire State Building foi um acidente aéreo ocorrido no dia 28 de julho de 1945. Nessa data, um B-25 Mitchell da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (USAAF), voando baixo sobre a cidade de Nova Iorque, atingiu o edifício Empire State Building entre o 78º e o 80º andar. No choque, morreram os três ocupantes da aeronave e mais onze pessoas que trabalhavam no prédio. A aeronave era pilotada pelo tenente coronel William Franklin Smith, Jr. e realizava um rotineiro voo de transporte militar entre Bedford e Nova Iorque, onde deveria pousar no aeroporto de Newark.


O Empire State Building em chamas após o acidente com o bombardeiro B-25 em 28 de julho de 1945.

Design

O Empire State Building foi projetado por William F. Lamb e sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb and Harmon, o qual preparou o projeto do edifício em apenas duas semanas usando o projeto do edifício Reynolds de Wiston-Salem, da Carolina do Norte como projeto base. O edifício foi projetado de cima para baixo. Os construtores foram Starrett Brothers e Eken e o projeto foi financiado por John J. Raskob. A construtora foi dirigida por Alfred E. Smith, o 45º Governador de Nova York.


Panorama em 360° da cidade de Nova Iorque, vista do observatório do Empire State Building.

Fonte: Wikipédia


Tags: Edifício, arranha-céu, Empire State Building, Nova Iorque






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.09

  • Dia de São Geraldo
  • Dia de São Januário
  • Dia do Anjo Haamiah
  • Dia do Ortopedista
  • Dia do Teatro