Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de fevereiro de 1962.

O astronauta John Glenn realiza o primeiro voo orbital tripulado dos Estados Unidos, na missão Mercury-Atlas 6

ohn Glenn entrando na capsula Friendship 7

A Mercury-Atlas 6, ou MA-6 ou ainda Friendship 7, foi a terceira missão espacial tripulada do Programa espacial dos Estados Unidos, usando um foguete Atlas LV-3B. Ela ocorreu em 20 de fevereiro de 1962, levando John Glenn como astronauta. Essa missão, parte do Programa Mercury, foi responsável por colocar o primeiro astronauta Norte americano em órbita da Terra.

A espaçonave, foi batizada como Friendship 7 pelo astronauta John Glenn, seguindo o mesmo protocolo usado por seus antecessores.

O lançamento da MA-6 foi efetuado a partir do Centro de lançamento de Cabo Canaveral na Flórida. Depois da fase de voo conduzida pelo foguete, a espaçonave com o astronauta a bordo se separou e prosseguiu num voo orbital, a velocidade de 7.843 m/s, com a altitude variando entre 159 e 265 km. O voo executou três órbitas em 88,5 minutos, antes de reentrar na atmosfera e pousar suavemente por intermédio de paraquedas, 800 km distante da área de lançamento, no Oceano Atlântico.

A espaçonave Mercury usada nessa missão (a de numero 13), está atualmente em exposição no National Air and Space Museum em Washington, D.C.

O voo, foi bem sucedido em todos os aspectos.

Fonte: Wikipédia


Tags: NASA, espaço, nave, Mercury, John Glenn






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.06

  • Dia de São João e São Paulo
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas