Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de outubro de 1967.

A sonda Mariner V sobrevoa Vênus

A sonda Mariner 5

O Programa Mariner foi o primeiro programa de exploração interplanetária norte-americano, desenvolvido pela NASA, com o objetivo de explorar os planetas interiores.

O programa foi desenhado em função de um conjunto de objetivos, nomeadamente a exploração faseada de Marte, Vênus e Mercúrio.

Para isso, foram desenvolvidas cinco missões distintas utilizando dez sondas - utilizando um sistema de redundância - e em que três não conseguiram completar a missão.


Lançamento da Mariner 1 em 22 de julho de 1962.

As missões da série Mariner foram as seguintes:

  • Mariner 1 - fracassou em seu lançamento com destino a Vênus a 22 de julho de 1962. Devido a um desvio de rota, um oficial de segurança de perímetro, ordenou a autodestruição do veículo de lançamento, o que ocorreu às 09:26:16 (UTC), 293 segundos após o lançamento.
  • Mariner 2 - foi a primeira missão que teve sucesso, sendo lançada com destino a Vênus em 27 de agosto de 1962. A nave passou a 35 mil km de Vênus em 14 de dezembro de 1962, enviando informações da atmosfera do planeta.
  • Mariner 3 - também fracassou em seu lançamento a 5 de novembro de 1964.
  • Mariner 4 - enviada em 28 de novembro de 1964, passou a 9.920 km de Marte. Fotografou 22 vezes a superfície marciana.
  • Mariner 5 - foi lançada a 14 de junho de 1967 com destino a Marte. - A sonda sobrevoou Marte em 19 de outubro de 1967, coletando e transmitindo informações.
  • Mariner 6 - foi lançada com destino a Marte em 25 de fevereiro de 1969. A missão passou por Marte em 31 de julho de 1969, tirando fotos e analisando a composição e pressão atmosférica.
  • Mariner 7 - foi lançada com destino a Marte em 27 de março de 1969. Sobrevoou o polo sul de Marte. Tirou 126 fotos dessa região.
  • Mariner 8 - também fracassou em seu lançamento a 18 de maio de 1971 com destino a Marte. O objetivo, era entrar em órbita de Marte e retornar imagens e dados. Devido a uma falha no veículo lançador, essa missão não conseguiu sequer atingir a órbita da Terra, e a espaçonave acabou caindo no Oceano Atlantico pouco depois do lançamento.
  • Mariner 9 - foi lançada com destino a Marte em 30 de maio de 1971. A sonda foi o primeiro satélite artificial a entrar em órbita do planeta Marte, em 14 de novembro de 1971, após 167 dias de viagem.
  • Mariner 10 - foi lançada rumo a Mercúrio em 3 de novembro de 1973. Foi a primeira nave enviada a Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol. Além de cumprir seu objetivo principal, enviou dados sobre Vênus e também sobre o cometa Kohoutek.


Uma das curiosidades das missões foi a descoberta de um majestoso vulcão com 27 km de altura, denominado "Monte Olimpo", pela sonda Mariner 9, onde o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli (1835-1910) observou por telescópio a região de maior brilho na superfície de Marte. Dados coletados pela sonda foram divulgados por cientistas da NASA, em 1985, revelando a grandes probabilidade de existir água na forma líquida a grandes profundidades no subsolo de Marte, em depósitos maiores que os encontrados nos polos, onde a mesma Mariner 9 encontrou água congelada sob uma camada de gelo de CO2 (Neve Carbônica).

A Mariner 5

A Mariner 5 (Mariner Venus 1967) foi uma nave espacial norte-americana que fez parte do Programa Mariner que transportou experimentos complementares para estudos da atmosfera de Vênus.

A Mariner 5 foi originalmente construída como uma cópia de segurança para a Mariner 4, mas depois do sucesso daquela, foi modificada para a "missão Vênus", removendo a câmera de televisão, invertendo e reduzindo os quatro painéis solares, e adicionando isolamento térmico extra.

Ela foi lançada em direção a Vênus em 14 de junho de 1967 e chegou ao planeta em 19 de outubro desse mesmo ano, a uma altitude de 3.990 quilômetros (2,480 milhas). Com instrumentos mais sensíveis do que a sua antecessora, a Mariner 2. A Mariner 5 obteve mais informações sobre Vênus e também sobre as características do espaço profundo, em viagens interplanetárias.


O lançamento da Mariner 5.

Dados sobre a "ocultação de Rádio" ocorridas na Mariner 5 ajudaram a compreender os dados sobre pressão e temperatura enviados pela sonda Venera 4 em seu pouso, que chegou a Vênus um dia antes. Após estas missões, ficou claro que Vênus tinha uma superfície muito quente e uma atmosfera ainda mais densa do que a esperada.

As operações da Mariner 5 terminaram em novembro de 1967 e a sonda foi deixada em uma órbita heliocêntrica.

Fonte: Wikipédia


Tags: Programa Mariner, Mariner V, Sonda, espaço, Nasa, Vênus






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.10

  • Dia de São Calisto I
  • Dia do Anjo Anauel
  • Dia Nacional da Pecuária