Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 20 de Outubro de 1916.

Acordo de limites entre Santa Catarina e Paraná põe fim à Guerra do Contestado

Placa no Museu do Contestado, em Caçador.

A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre 22 de outubro de 1912 e agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.

Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa.

A região fronteiriça entre os estados do Paraná e Santa Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato de que os agricultores contestaram a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Como foi uma região de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, por ser uma região de disputas de limites entre os dois estados brasileiros.

Em 20 de outubro de 1916 foi assinado Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina, no Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipédia


Tags: Guerra do Contestado, Paraná, caboclo, Santa Catarina






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.01

  • Dia de São Sebastião / Oxóssi
  • Dia do Farmacêutico
  • Dia do Fusca