Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de março de 2016.

O presidente norte-americano Barack Obama chega a Cuba para visita histórica

Raúl Castro e Barack Obama em Cuba

Em 17 de dezembro de 2014, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o presidente de Cuba Raúl Castro anunciaram o restabelecimento total das relações diplomáticas entre os dois países, assim como a reabertura da embaixada norte-americana em Havana – e sua contrapartida em Washington – e fim de restrições com a adoção de maiores facilidades para viagens de negócios e transações econômicas, comerciais e financeiras entre cidadãos e empresas dos dois países.

O acordo foi anunciado após 18 meses de conversações secretas entre os dois governos, realizadas no Canadá e no Vaticano, com a mediação do Papa Francisco. Contudo, o Poder Executivo não tem autoridade para pôr fim ao embargo econômico, prerrogativa esta do Legislativo, assim o Congresso dos Estados Unidos, que deverá ter a palavra final sobre o assunto.

Em julho de 2015, ambos os países abriram embaixadas nas respectivas capitais (que haviam sido fechadas em 1961).


Embaixada de Cuba em Washington.

Em agosto de 2015, a embaixada norte-americana em Cuba foi oficialmente reaberta na presença do secretário de Estado John Kerry e de três antigos marines que içaram a bandeira norte-americana.


Embaixada norte-americana em Havana.

Contudo, foi em 20 de março de 2016 que esta aproximação se consolidou oficialmente. Barack Obama fez uma visita histórica, de três dias, a Cuba. É de salientar que é a primeira vez, desde 1928, que um Presidente norte-americano pisa solo cubano, depois de longos e turbulentos anos de corte diplomático. Sendo que o encontro mais aguardado teve lugar no dia 21 de março: Obama e Raúl Castro reuniram-se no palácio presidencial. Foi a terceira vez que os dois se encontram, mas a primeira em território cubano.

Fonte: Wikipédia


Tags: Obama, Cuba, Raúl Castro, embargo, Kennedy






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo