Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de abril de 2006.

Morre John Kenneth Galbraith, economista norte-americano


John Kenneth Galbraith (Iona Station, 15 de outubro de 1908 - Cambridge, 29 de abril de 2006) foi um célebre economista canadense, um keynesiano e um escritor prolífico. Galbraith foi uma figura com os pés bem assentes na terra, cético perante às extravagâncias mais fascinantes da teoria econômica quando não justificadas pelos dados empíricos. Por exemplo, no seu livro intitulado In The New Industrial State (1967), ele afirma que muito poucas indústrias nos Estados Unidos enquadram-se no modelo da concorrência perfeita.

Galbraith licenciou-se pelo Colégio de Agricultura do Ontário, hoje Universidade de Guelph, tendo depois feito o mestrado e doutoramento na Universidade da Califórnia, Berkeley.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Galbraith pertenceu à administração pública, no cargo de vice-diretor do gabinete da administração de preços (deputy head of the Office of Price Administration). No final da guerra, foi-lhe pedido que executasse um inquérito sobre o bombardeamento estratégico aliado, que concluiu que ele não teve efeitos e não encurtou a guerra. Após a guerra, ele tornou-se conselheiro da administração do pós-guerra na Alemanha e Japão.

Em 1949, Galbraith foi nomeado professor de economia na Universidade de Harvard. Foi então também editor da revista Fortune.

Ele foi um amigo do presidente John F. Kennedy, por quem foi nomeado embaixador na Índia entre 1961 e 1963, onde teve um papel no apoio econômico ao governo indiano e ao desenvolvimento do país. No país asiático, ele ajudou a estabelecer uma das primeiras faculdades de ciências de computação no Instituto Indiano de Tecnologia em Kanpur, Uttar Pradesh.

Galbraith, aos 97 anos, morreu de causas naturais no Hospital Mount Auburn em Cambridge, Massachusetts, depois de duas semanas internado.

Tags: Economia, economista






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom