Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de Junho de 1992.

Líderes de 180 nações iniciam a ECO 92, no Rio de Janeiro.

Conferência Rio-92

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, Cúpula da Terra, Cimeira do Verão, Conferência do Rio de Janeiro e Rio 92, foi uma conferência de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas e realizada de 3 a 14 de junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Seu objetivo foi debater os problemas ambientais mundiais.

Antecedentes

A Conferência de Estocolmo, realizada em junho de 1972, foi o primeiro grande evento sobre meio ambiente realizado no mundo. Seu objetivo era basicamente o mesmo da Cúpula da Terra de 1992. Esta conferência, bem como o relatório Relatório Brundtland, publicado em 1987, pelas Nações Unidas, lançaram as bases para o ECO-92.[

A Conferência

Em 1992, vinte anos após a realização da primeira conferência sobre o meio ambiente, representantes de cento e oito países do mundo reuniram-se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações.

A intenção, nesse encontro, era introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico.

Os encontros ocorreram no centro de convenções Riocentro. A diferença entre a conferência de 1972 e a de 1992 pode ser traduzida pela presença maciça de Chefes de Estado na segunda, fator indicativo da importância atribuída à questão ambiental no início da década de 1990. Já as organizações não governamentais fizeram um encontro paralelo no Aterro do Flamengo, o Fórum Global. O encontro teve, como resultado, a aprovação da Declaração do Rio, também chamada de Carta da Terra.

Durante o evento, as Forças Armadas do Brasil fizeram a proteção da cidade. O presidente da República Fernando Collor de Mello transferiu oficialmente, durante o evento, a capital do país de Brasília para o Rio de Janeiro, fazendo, durante alguns dias, que o Rio de Janeiro voltasse a ser a capital do país, como o fora de 1763 até 1960.

Resultados

Além da sensibilização das sociedades e das elites políticas, a Conferência teve, como resultado, a produção de alguns documentos oficiais fundamentais:

Fonte: Wikipédia


Tags: Ec0-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, Meio ambiente, ONU, conferência, aquecimento global, desenvolvimento






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.02

  • Criação do Correio Aéreo Nacional (1931)
  • Dia de Santo Eleutério
  • Dia Mundial da Justiça Social