Últimas notícias

Hoje na história

RSS
16 de Outubro de 1945.

Criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação)

Emblema da FAO com o seu lema latino, Fiat Panis (

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization) é uma agência das Nações Unidas que conduz esforços internacionais para eliminar a fome. Servindo países desenvolvidos e em desenvolvimento, a FAO funciona como um fórum neutro no qual todas as nações se encontram como iguais para negociar acordos e debater políticas.

A FAO é também uma fonte de conhecimentos e informação e ajuda os países em desenvolvimento e os países em transição a modernizarem e melhorarem as práticas agrícolas, florestais e de pesca, assegurando uma boa nutrição e segurança alimentar para todos. Seu lema latino, fiat panis, se traduz como "haja pão". A partir de 6 de janeiro de 2017, a FAO conta com 194 Estados membros, juntamente com a União Europeia (uma "organização membro") e as Ilhas Faroé e Tokelau, que são membros associados.

História

A ideia de uma organização internacional para a alimentação e a agricultura surgiu no final do século 19 e início do século 20, partindo, primeiramente, do agricultor e ativista norte-americano David Lubin. Em maio e junho de 1905, uma conferência internacional foi realizada em Roma, Itália, a qual levou à criação do Instituto Internacional de Agricultura.

Mais tarde, em 1943, o então presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt apelou para uma Conferência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Representantes de quarenta e quatro governos se reuniram no Homestead Resort em Hot Springs, Virgínia, de 18 maio a 3 junho do mesmo ano. Comprometeram-se a fundar uma organização permanente para a alimentação e agricultura, o que aconteceu na cidade de Quebec, Canadá, no dia 16 de outubro de 1945, com a conclusão da Constituição da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). A Primeira Sessão da Conferência da FAO foi realizada no Chateau Frontenac em Quebec, Canadá, de 16 de outubro a 1º de novembro de 1945.

A Segunda Guerra Mundial fechou efetivamente o Instituto Internacional de Agricultura, embora só tenha sido oficialmente dissolvido por resolução do seu Comitê Permanente em 27 de fevereiro de 1948. Suas funções foram então transferidas para a recém criada FAO.

Fonte: Wikipédia


Tags: Alimentação, FAO, ONU, Organização para a Alimentação e Agricultura






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.04

  • Dia de São Luís Maria Grignion de Montfort
  • Dia do Goleiro
  • Dia do Juiz da Justiça do Trabalho
  • Dia Internacional de Chernobyl (ONU)
  • Dia Mundial das Nações
  • Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial