Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de Junho de 1358.

A República de Ragusa é fundada.

Bandeira da República de Ragusa

A República de Ragusa foi uma república marítima centrada na cidade de Ragusa (atual Dubrovnik, Croácia), na Dalmácia, de 1358 a 1808. No século XIV, a Communitas Ragusina (Latim para "Comunidade Ragusina") foi renomeada Respublica Ragusina (latim para "República de Ragusa"). Depois de 1472 foi oficialmente nomeada Repubblica di Ragusa (em italiano). O nome em moderna língua croata é Dubrovacka Republika.


República de Ragusa em 1808.

A república governou uma área compacta do sul da Dalmácia - suas fronteiras finais foram formadas em 1426 - à península de Capo d'Ostro (Prevlaka) bem como a península de Sabbioncello (Peljesac) e as ilhas de Lagosta (Lastovo) e Meleda (Mljet), bem como um número de pequenas ilhas, tais como Calamotta (Kolocep), Isola di Mezzo (Lopud), e Sipano (Sipan).


Palácio dos reitores em Dubrovnik.

A república alcançou seu ápice no século XV e século XVI, antes de ser conquistada por Napoleão Bonaparte em 1808.

Tinha uma população de 30.000 pessoas, das quais 5.000 viviam dentro das muralhas da cidade velha.

Independência de Veneza e implantação da República (1358)

Depois que República de Veneza foi forçada em 1358, pelo Tratado de Zadar, para aceitar todas as alegações de Dalmácia, a cidade aceitou a hegemonia do rei Luís I da Hungria. Em 27 de junho 1358, o acordo final foi alcançado em Visegrád entre o rei Luís I da Hungria e o arcebispo Ivan Saraka. A cidade reconheceu a soberania húngara, mas a nobreza local continuou a governar com pouca interferência de Buda. A República lucrou com a suserania de Luís I da Hungria, cujo reino não era uma potência naval, e com quem teria poucos conflitos de interesses.

Fonte: Wikipédia


Tags: Ragusa, república, Croácia, Veneza






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.06

  • Dia das Nações Unidas para o Serviço Público
  • Dia de São Zeno
  • Dia do Anjo Melahel
  • Dia do Lavrador
  • Dia Universal Olímpico