Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de junho de 1098.

Derrota de Kerbogha pelos exércitos da Primeira Cruzada na batalha de Antioquia.

 Batalha de Antioquia (Pintura de Frédéric Henri Schopin, 1839-1842, Palácio de Versailles)

O cerco de Antioquia ocorreu durante a Primeira Cruzada, entre 1097 e 1098, opondo os cruzados aos turcos seljúcidas. Inicialmente os cristãos cercaram a cidade muçulmana de Antioquia, entre 21 de outubro de 1097 a 2 de junho de 1098. Dias depois da conquista da cidade ocorreu um segundo cerco, com o general Kerbogha de Mossul a sitiar os europeus em Antioquia, de 7 a 28 de junho de 1098.


Miniatura do cerco de Antioquia (Sébastien Mamerot, c.1490)

Batalha de Antioquia

Boemundo organizou seis divisões: uma comandada por si, e as outras por Hugo I de Vermandois e Roberto II da Flandres, Godofredo de Bulhão, Roberto II da Normandia, Tancredo de Altavila e Gastão IV de Béarn, e Ademar de Monteil. Raimundo IV de Toulouse adoecera, e por isso permaneceu na cidade com 200 homens para guardar a cidadela, na posse de Ahmed Ibn Merwan, um agente de Kerbogha.

A 28 de Junho de 1098 os cruzados saíram das portas da cidade, com Raimundo de Aguilers a empunhar a Lança de Longinus à frente do exército. Contrário aos conselhos dos seus generais, Kerbogha hesitou, pretendendo atacar todas as forças cruzadas simultaneamente e não uma divisão por vez, mas subestimou os números, o moral e o desespero do inimigo. Fingiu uma retirada para atrair os cruzados para terro mais difícil, enquanto os seus arqueiros atiravam continuamente sobre os cristãos.


Iluminura medieval de Ademar de Monteil empunhando a Santa Lança na batalha de Antioquia.

Um destacamento seljúcida foi enviado para a ala esquerda cruzada, não protegida pelo rio Orontes, mas Boemundo formou rapidamente uma sétima divisão e repeliu-o. Os turcos infligiam muitas baixas, incluindo o portador do estandarte de Ademar e Kerbogha incendiou a vegetação rasteira entre a sua posição e a dos cruzados.

Mas isto não deteve os ocidentais, incentivados por alegadas visões de um exército de santos a cavalgar e lutar ao seu lado, liderados por São Jorge, São Demétrio e São Maurício. A batalha foi rápida: quando os cruzados alcançaram a linha de Kerbogha, Duqaq desertou e a maioria dos outros turcos emtraram em pânico; em pouco tempo todo o exército muçulmano bateu em retirada.

Fonte: Wikipédia


Tags: Cruzada, cerco, Primeira Cruzada, Batalha de Antioquia, Antioquia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo