Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de junho de 1970.

A Rede Globo estreou a novela Irmãos Coragem, de Janete Clair, com Tarcísio Meira, Cláudio Marzo e Cláudio Cavalcanti. Esta foi a novela mais longa já produzida pelo canal (328 capítulos).

Irmãos Coragem

Irmãos Coragem é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 8 de junho de 1970 a 12 de junho de 1971, substituindo Véu de Noiva e sendo substituída por O Homem Que Deve Morrer. Foi a "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho, Milton Gonçalves e Reynaldo Boury, com direção geral de Daniel Filho. Foi produzida em preto-e-branco e contou com 328 capítulos.

Em abril de 2011, foi lançada em 8 DVDs pela Globo Marcas.


Tarcísio Meira, Cláudio Cavalcanti, Macedo Neto e Cláudio Marzo em Irmãos Coragem - 1ª versão, 1970 -  Cedoc/TV Globo

Enredo

A luta pela liberdade e contra a opressão são o tema central deste folhetim que narra a história dos irmãos Coragem: João, Jerônimo e Duda, na fictícia cidade de Coroado, no interior goiano, cuja principal atividade econômica é o garimpo. João Coragem, um homem rude, simples e generoso, que trabalha honestamente como garimpeiro, encontra um valioso diamante, que é roubado pelo Coronel Pedro Barros, que comanda com “mãos de ferro” o comércio de garimpo de Coroado e é o homem mais poderoso da cidade, ditando as suas regras. Apesar de ser um homem pacifico que tenta resolver tudo com diálogo e dentro da legalidade, João após várias injustiças, torna-se um fora da lei liderando o seu próprio bando de garimpeiros injustiçados, e passa a usar da força para confrontar seu algoz, o Coronel Pedro Barros. Mas João conhece e se apaixona pela tímida e reprimida Lara, a filha doente do Coronel, que desconhece a doença da própria filha. Lara tem outras duas personalidades: a esfuziante e selvagem Diana, de comportamento contrário ao de Lara; e o contraponto entre as duas, Márcia. E isto acaba por confundir e enlouquecer João.


Arthur Costa Filho e Glória Menezes em Irmãos Coragem - 1ª versão, 1970 - Cedoc/TV Globo

O jovem Jerônimo, por sua vez, sente uma paixão reprimida por sua irmã de criação, a indígena Potira. Mas ela para conseguir esquecer Jerônimo aceita se casar com Rodrigo César, que luta ao lado dos Coragem no confronto contra Coronel Pedro Barros. Para ajudar o seu irmão à confrontar o Coronel, Jerônimo entra para política, no partido da esquerda, para acabar com os desmandos do coronel. Mas o rapaz para fugir do amor que sente por Potira, aceita se casar por interesse com Lídia Siqueira, a filha do deputado Dr. Siqueira.


Regina Duarte e Cláudio Marzo em Irmãos Coragem - 1ª versão, 1970 - Cedoc/TV Globo

Duda é o irmão mais novo de João e Jerônimo, um rapaz que para seguir o seu sonho de ser jogador de futebol, deixou para trás a cidade, a família e o seu amor de infância, Ritinha. Ela é uma boa moça que luta pelo seu amor quando retorna à Coroado. Mas ele já está envolvido com outra mulher, Paula, que não mede esforços para permanecer ao seu lado. O conflito cresce quando Ritinha descobre estar grávida de Duda, e o pai dela, Dr. Maciel, que nunca gostou do rapaz, o obriga a se casar com a sua filha.

Fonte: Wikipédia


Tags: Novela, Rede Globo, televisão, Irmãos Coragem, Tarcísio Meira, Cláudio Marzo, Cláudio Cavalcanti






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.11

  • Dia de São Diego de Alcalá
  • Dia do Anjo Pahaliah
  • Dia do Mau Humor
  • Dia do Moço Espírita
  • Dia Nacional da Família na Escola