Últimas notícias

Hoje na história

RSS
04 de julho de 2009.

Após oito anos fechada para visitações em decorrência dos ataques de 11 de setembro de 2001, o acesso ao pedestal e a subida à coroa da Estátua da Liberdade é liberada ao público.

Vista da Estátua da Liberdade com a fumaça proveniente do colapso das Torres Gêmeas ao fundo.

A Estátua da Liberdade (em inglês: The Statue of Liberty; em francês: Statue de la Liberté), cujo nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo (em inglês: Liberty Enlightening the World; e em francês: La liberté éclairant le monde), é um monumento inaugurado em 28 de outubro de 1886, na Ilha da Liberdade, na entrada do Porto de Nova Iorque.

O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. Foi projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, mesmo engenheiro da Torre Eiffel.


Vista da Estátua da Liberdade com a fumaça proveniente do colapso das Torres Gêmeas ao fundo.

Situação atual

A estátua sofreu uma grande reforma em comemoração do seu centenário, sendo reinaugurada em 3 de julho de 1986. Essa reforma teve custo de 69,8 milhões de dólares. Foi feita uma limpeza geral na estátua e na sua coroa que, corroída pelo tempo, foi substituída. A coroa original está exposta no saguão. Na festa da restauração, foi feita a maior queima de fogos de artifício já vista nos Estados Unidos até então.


Nancy Reagan (de vermelho) reabre a estátua para a visitação pública em 4 de julho de 1986.

Depois do atentado terrorista contra o World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, que resultou no desabamento das torres gêmeas, o acesso ao pedestal e a subida à coroa da estátua foi proibida, por motivos de segurança. Em 4 de julho de 2009, a visitação e acesso ao pedestal e a coroa foi reaberta, depois de 8 anos fechada ao público.


A Estátua da Liberdade na Ilha da Liberdade.

Fonte: Wikipédia


Tags: Estátua da Liberdade, Torres Gêmeas, terrorismo, Osama bin Laden, bin Laden, al-Qaeda, 11 de setembro, september 11






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.06

  • Dia de São João e São Paulo
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas