Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de julho de 0365.

Grande parte do Mediterrâneo Oriental, nomeadamente Alexandria, Creta e a costa da Líbia, é destruída por um violento sismo.

Antiga praia no sudoeste de Creta que foi elevada nove metros pelo sismo de 365, a pouca distância de Paleochora epicentro está localizado em: Mediterrâneo.

O sismo de Creta de 365 foi um sismo que ocorreu cerca do nascer do sol de 21 de julho de 365 d.C. no Mediterrâneo Oriental. Os geólogos atuais estimam a sua magnitude em oito ou mais (8,5 segundo Stathis Stiros) e apontam como local mais provável do epicentro o fundo marinho cerca de 50 km a oeste-sudoeste da extremidade sudoeste da ilha de Creta. Causou grande destruição na Grécia Central, norte da Líbia, Egito, Chipre e Sicília; em Creta, quase todas as cidades foram destruídas. Estima-se que o número de vítimas mortais tenha sido superior a 50.000 pessoas.

Ao terremoto seguiu-se um tsunami que devastou as costas sul e leste do Mediterrâneo, particularmente na Líbia, Alexandria e Delta do Nilo, que causou milhares de vítimas e atirou navios até três quilômetros para o interior. O sismo deixou uma profunda impressão nas gentes da Antiguidade tardia e muitos autores da época referiram o evento nas suas obras.

Fonte: Wikipédia


Tags: Sismo de Creta de 365, terremoto, sismo, mediterrâneo, Alexandria, Creta, Líbia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão