Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de julho de 1942.

Holocausto: é aberto o campo de extermínio de Treblinka.

Prisioneiros judeus sendo embarcados do Gueto de Varsóvia para Treblinka

Treblinka foi um campo de extermínio, construído pela Alemanha nazista na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele foi localizado em uma floresta ao nordeste de Varsóvia, 4 km (2,5 milhas) ao sul de a estação de trem Treblinka no que é hoje o Masóvia.

Treblinka foi o quarto campo de extermínio alemão onde judeus foram exterminados em câmaras de gás alimentadas por motores a explosão.

Também foi o primeiro campo de morte nazista onde ocorreu a cremação dos cadáveres a fim de ocultar o número de pessoas mortas. Neste campo foi criado um sistema de trabalho (sonderkommando) onde os judeus eram incumbidos de receber os comboios que chegavam, conduzir os deportados para as câmaras de gás, retirar os cadáveres, extrair os dentes de ouro, e proceder a cremação. Este campo foi dividido pelos alemães em dois campos menores, onde em um deles os prisioneiros somente se ocupavam do extermínio e recuperação de objetos, e um segundo campo onde os prisioneiros só se ocupavam da retirada dos cadáveres e cremação.

Para o funcionamento do campo, os prisioneiros foram divididos por os alemães em "castas" que se compunham de um "comandante" judeu do campo, que tinha como função coordenar o trabalho dos outros prisioneiros. Para isso ele contava com a assistência de outros prisioneiros chamados de "kapos" que comandavam pequenos grupos chamados de comandos, cada um com funções distintas, como por exemplo comando da limpeza, que tinha como função manter o campo limpo, comando de lenhadores que tinha como função desbastar os bosques que existiam em torno do campo e assim por diante.


Memorial no campo de extermínio de Treblinka, que foi construído na Polônia sob ocupação nazista.

O campo foi operado entre 23 de Julho de 1942 e 19 de outubro de 1943 como parte da Operação Reinhardt (em alemão: Aktion Reinhardt ou Einsatz Reihardt), codinome dado ao plano iniciado em 1942 pelo Terceiro Reich para exterminar sistematicamente judeus, ciganos e yeniches do Governo geral da Polônia ocupada pela Alemanha nazista. Essa foi a fase mais mortal da Solução final.

Estima-se que entre 700.000 e 900.000 judeus foram mortos nas suas câmaras de gás.

Em Treblinka foram mortos mais judeus do que em qualquer outro campo de extermínio nazista fora Auschwitz onde se estima que 1.300.000 foram exterminados.

Fonte: Wikipédia


Tags: Holocausto, Nazismo, solução final, campos de concentração, campos de extermínio, judeu, judeus, cigano, ciganos, Polônia, Holocausto






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.07

  • Dia de São Daniel
  • Dia do Anjo Hahasiah
  • Dia Internacional do Trabalhador Doméstico