RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - O califa Abu Jafar Abdalá ibne Maomé Almançor, segundo califa abássida, funda a cidade de Bagdá, capital do Iraque.

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
30 de Julho de 0762.

O califa Abu Jafar Abdalá ibne Maomé Almançor, segundo califa abássida, funda a cidade de Bagdá, capital do Iraque.

Mesquita histórica Al Khulafa em Bagdá

Bagdá é a capital do Iraque e da província homônima. Com uma população de 7,5 milhões de habitantes, é a maior cidade do país. A sua área metropolitana conta com cerca de 9 milhões de habitantes. Bagdá também é a segunda maior cidade do Sudoeste Asiático, depois de Teerã. Situa-se no centro do país, às margens do rio Tigre, e sua história remonta pelo menos ao século VIII, com possíveis origens pré-islâmicas. Antigo centro do mundo islâmico, Bagdá atualmente está no centro de conflitos violentos, desde 2003, devido à Guerra do Iraque.

Origem do nome

Embora não se dispute a sua origem iraniana, existem diversas propostas sobre qual seria a sua etimologia. Uma das mais amplamente aceitas dentre elas é a de que o nome seria um composto linguístico do persa médio, de Bag, "deus", e dad, "dado", que pode ser traduzido por "dado-por-Deus" ou "presente de Deus", a exemplo do persa moderno Baydad. O nome é pré-islâmico, e suas origens não são conhecidas, mas seguramente remontam aos antigos povoados da região, que não tinham poder comercial ou político. Mansur al-Hallaj chamou a cidade de Madinat as-Salam, ou "Cidade da Paz", como referência ao paraíso; este foi por vezes o nome oficial da cidade, em impressões oficiais como moedas.


No sentido horário, do topo: Vista aérea da Zona Verde; Universidade Al-Mustansiriya; Mesquita Al-Kadhimiya; Monumento das Espadas de Qadisiyah; e o Museu Nacional do Iraque.

Fundação

Em 30 de julho de 762 o califa abássida Abu Jafar Abdalá ibne Maomé Almançor fundou a cidade. Mansur acreditava que Bagdá era a cidade perfeita para ser a capital do império islâmico sob o domínio dos abássidas. Mansur amava tanto o local escolhido que foi citado como tendo dito: "Esta é de fato a cidade que eu devo fundar, onde devo viver, e onde meus descendentes reinarão doravante". O crescimento da cidade foi auxiliado por sua localização, que lhe propiciou o controle sobre rotas estratégicas e comerciais (ao longo do Tigre até o mar, e de leste-oeste, do Oriente Médio até o resto da Ásia. Feiras mensais também eram realizadas na região onde a cidade foi fundada. Outra razão porque Bagdá era uma excelente localização devia-se à abundância de água e seu clima seco. A água existe tanto nos lados norte e sul dos portões da cidade, permitindo a todos os domicílios da Bagdá antiga um fornecimento abundante, algo extremamente incomum na época. Bagdá alcançou seu período de maior prosperidade durante o reinado do califa Harune Arraxide, no início do século IX.

Fonte: Wikipédia


Tags: Cidade, Bagdá, capital, Iraque, Oriente Médio






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.08

  • Dia de São Luis de Tolosa
  • Dia do Anjo Acaiah
  • Dia do Artista de Teatro
  • Dia do Fotógrafo e da Fotografia