RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Uma equipe nos telescópios Keck no Havaí, descobre o satélite natural de Éris, Disnomia.

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de Setembro de 2005.

Uma equipe nos telescópios Keck no Havaí, descobre o satélite natural de Éris, Disnomia.

Disnomia (satélite)

Disnomia é o satélite natural de Éris. O nome significa "desordem" em grego, uma referência à entidade mitológica que, segundo Hesíodo, era filha de Éris, a Discórdia.

Em 2005, uma equipe nos telescópios Keck no Havaí fez observações aos quatro corpos celestes transneptunianos mais brilhantes (Plutão, 2005 FY9, 2003 EL61 e Éris) usando um novo sistema ótico. Em 10 de setembro de 2005, as observações revelaram uma lua orbitando Éris. Na época da descoberta, Éris não tinha nome e era conhecida, popularmente, como Xena, assim a lua ganhou a alcunha de Gabrielle pelos seus descobridores, a companheira de Xena na série de televisão Xena, A Princesa Guerreira.

Estima-se que o satélite seja oito vezes menor e 60 vezes menos brilhante que Éris e que orbite o planeta-anão em cerca de 14 dias.

Os astrônomos sabem que três dos quatro mais brilhantes objetos transneptunianos têm satélites, enquanto que cerca de 10% dos membros mais ténues da faixa terão satélites, o que leva a acreditar que colisões entre grandes corpos celestes transneptunianos tenham sido frequentes no passado. Impactos entre corpos da ordem dos 1000 km de diâmetro espalhariam largas quantidades de material que se aglomerariam numa lua. Um mecanismo semelhante terá formado a lua da Terra.

Fonte: Wikipédia


Tags: Plutão, planeta, Éris, astronomia, sistema solar, planeta-anão, Disnomia, lua






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.08

  • Dia de São Luis de Tolosa
  • Dia do Anjo Acaiah
  • Dia do Artista de Teatro
  • Dia do Fotógrafo e da Fotografia