Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 20 de Outubro de 1990.

A MTV Brasil inicia sua programação, tornando-se a versão nacional da MTV norte-americana

MTV - Brasil

MTV (originalmente um acrônimo para Music Television), é um canal de televisão a cabo e satélite norte-americano pertencente a MTV Networks Music & Logo Group, uma unidade da Viacom Media Networks, divisão da Viacom. O canal é sediado na Cidade de Nova Iorque, Nova Iorque.

Lançado em 1° de agosto de 1981, o propósito original do canal era exibir videoclipes guiados por personalidades conhecidas como “video jockeys”, ou VJ's. Em seus primeiros anos, o principal público alvo da MTV eram os jovens adultos, mas hoje a programação da MTV é primariamente segmentada para adolescentes, em adição aos jovens adultos.

A MTV expandiu o número de canais irmãos nos Estados Unidos e canais afiliados internacionalmente, sendo que alguns deles se tornaram independentes. A influência da MTV em sua audiência, incluindo questões relacionadas à censura e ao ativismo social, foi o tema de debates por anos.

Estreia da Music Television

No sábado, dia 1° de agosto de 1981, ao meio-dia do horário oriental dos Estados Unidos, a MTV foi lançada com as seguintes palavras “Damas e cavalheiros, rock and roll” ditas por John Lack, em cima das cenas da contagem regressiva do lançamento do primeiro ônibus espacial de Columbia, que aconteceu no começo do ano, e o lançamento do Apollo 11. Essas palavras foram logo seguidas pelo tema sonoro original da MTV, uma canção de crunching rock composta por Jonathan Elias e John Petersen, sob as imagens do pouso do Apollo 11 na Lua, com uma bandeira apresentando o logotipo da MTV se alterando em várias cores, texturas e designs. Os produtores da MTV Alan Goodman and Fred Seibert usaram essa sequência de imagem de domínio público como um conceito. Seibert disse que inicialmente foi planejado usar a citação “One small step” de Neil Armstrong, mas os advogados lhe disseram que Armstrong é o dono desse nome e seus semelhantes, e por causa da recusa de Armstrong, a citação foi substituído por um som de bip.

MTV Brasil

A MTV Brasil foi uma rede de televisão brasileira pertencente ao Grupo Abril dedicada ao público jovem. Nasceu no dia 20 de outubro de 1990 como a primeira rede de televisão segmentada a ser transmitida no sinal aberto, sendo a versão nacional da MTV. Foi a terceira versão da MTV a ser lançada no mundo e a primeira a ser lançada em TV aberta.

A sede da emissora ficava em São Paulo, na Avenida Professor Alfonso Bovero, 52, no bairro Sumaré, onde foi anteriormente a sede da Rede Tupi. Este edifício foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), sendo o primeiro da capital do estado de São Paulo a ser tombado.

No começo da década de 2010, era considerada a maior rede jovem e a sétima maior rede de televisão do Brasil, sendo considerada ainda pelo jornal Meio & Mensagem como a quinta emissora de TV mais admirada do país. Além disso foi a primeira TV segmentada do país dedicada ao público jovem, além de ter sido a primeira emissora de TV brasileira a transmitir a sua programação 24 horas por dia (sem ficar fora do ar na madrugada).

O canal encerrou suas operações em 30 de setembro de 2013, sendo substituído por um novo canal operado pela empresa norte-americana Viacom na TV paga. Já a rede ocupada por ela no sinal aberto, por sua vez, passou a exibir a programação da Ideal TV.

Fonte: Wikipédia


Tags: Música, videoclipe, rock, MTV, clipe






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo