Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de agosto de 2008.

Começam na China os Jogos Olímpicos de 2008 oficialmente Jogos da XXIX Olimpíada

Jogos da XXIX Olimpíada - Pequim 2008

Jogos Olímpicos de 2008 oficialmente Jogos da XXIX Olimpíada foram um evento multiesportivo realizado em Pequim, na República Popular da China, de 8 (à exceção do futebol, que teve início em 6 de agosto) a 24 de agosto de 2008. Um total de 10.500 atletas competiram nos 302 eventos dos 28 esportes, totalizando um evento a mais que os Jogos de 2004, em Atenas. Os Jogos de Pequim marcaram a primeira ocasião em que uma edição dos Jogos Olímpicos, seja ela de Verão ou Inverno, foi realizada na China, que foi a 22ª nação a abrigar o evento.

Como os eventos do hipismo ocorreram em Hong Kong, essa foi a terceira vez na história que os Jogos foram realizados por dois Comitês Olímpicos Nacionais (CON). Em 1956, as competições de hipismo ocorreram em Estocolmo, na Suécia, enquanto que os outros eventos ocorreram em Melbourne, na Austrália. Anteriormente, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920, disputados na Antuérpia, as últimas duas regatas da classe 12 pés da vela foram realizadas nos Países Baixos. Os Jogos de 2008 foram consagrados a Pequim pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 13 de julho de 2001.

O governo chinês não mediu esforços para tentar realizar os maiores Jogos Olímpicos da história e investiu bastante na infraestrutura que acercou o evento, mais de US$ 42 bilhões. Um total de 37 locais foram usados para abrigar as competições, sendo doze deles inteiramente construídos especialmente para o evento. Durante a cerimônia de encerramento, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, declarou que foram "Jogos verdadeiramente excepcionais", após mais cedo afirmar que não tinha "absolutamente nenhuma lamentação" sobre a escolha de Pequim em sediar os Jogos. A escolha da China como país anfitrião gerou alguns protestos de políticos e organizações não governamentais pelo fato do país não respeitar os direitos humanos. Outros, entretanto, advertiram contra a politização dos Jogos.

Os Jogos proporcionaram a quebra de 43 recordes mundiais e 132 recordes olímpicos. Um total de 87 nações conquistaram medalhas durante os Jogos. Os atletas chineses conquistaram 51 medalhas de ouro, o segundo melhor desempenho de uma delegação na história moderna dos Jogos, com exceção das edições em que ocorreram boicotes. Michael Phelps, dos Estados Unidos, quebrou o recorde de maior número de medalhas de ouro em uma única edição de Jogos Olímpicos, e maior número de medalhas de ouro de um atleta olímpico. Usain Bolt, da Jamaica, assegurou o título simbólico de "homem mais rápido do mundo" ao bater o recorde mundial dos 100m e 200 metros rasos. Logo após os Jogos Olímpicos, foram realizados os Jogos Paralímpicos, de 6 a 17 de setembro.

A China voltou a sediar uma edição de Jogos Olímpicos em 2014, quando Nanquim recebeu os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2014. Pequim sediará novamente os Jogos Olímpicos após ser eleita sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, sendo a primeira cidade a sediar as duas versões dos Jogos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Jogos Olímpicos de 2008, Pequim 2008, olimpíada, jogos olímpicos, esportes, Rio 2016, China






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom