RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - É eleito o Papa Eugênio I

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de Agosto de 0654.

É eleito o Papa Eugênio I

Papa Eugênio I

Papa Eugênio I (Roma, ca. 600 — 2 de junho de 657), foi o 75º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana que o venera como santo. Eleito em 10 de agosto de 654 como sucessor do Papa Martinho I, quando este ainda estava vivo, pois tinha sido capturado e deportado para Constantinopla, por ordem do foi imperador bizantino Constante II. Faleceu a 2 de junho de 657.

Nasceu em Roma e foi eleito cerca de um ano e um mês antes da morte do seu antecessor, que estava exilado em Constantinopla. Comunicou a todos os países da Europa o triste fim de Martinho I, que fora deposto e aprisionado pelo imperador bizantino Constante II em 18 de junho de 653, sendo mantido no exílio até a sua morte em 16 de setembro de 655. Eugênio I não teve o mesmo fim do antecessor, pois o imperador seria derrotado pelos muçulmanos, em 655. Mesmo com a eleição do Papa Eugênio I, considera-se o fim do pontificado do antecessor Martinho I, como sendo a data de sua morte, 16 de setembro de 655, portanto cerca de um ano e um mês depois da eleição de Eugênio I.

O problema teológico mais relevante de seu pontificado, trazido pelo anterior Papa aqui referido, dizia respeito à natureza da vontade de Cristo, o monotelismo.

Está sepultado na Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, santo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.08

  • Dia de São Estevão
  • Dia de São Roque
  • Dia do Anjo Elemiah
  • Dia do Filósofo