Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de Agosto de 2004.

Chega ao fim os Jogos da XXVIII Olimpíada em Atenas na Grécia

Jogos da XXVIII Olimpíada Atenas 2004

Jogos Olímpicos de 2004 oficialmente Jogos da XXVIII Olimpíada foram um evento multiesportivo realizado em Atenas, capital da Grécia, entre 11 e 29 de agosto de 2004. Foi a segunda edição de Jogos Olímpicos realizada na cidade, 108 anos após a primeira.

Durante os dezoito dias de disputa, 10.625 atletas de 201 nações competiram em 301 eventos de 28 modalidades.

Após um período de dúvidas em relação à capacidade da Grécia de realizar os Jogos, causadas pelo atraso nas obras de construção e reforma dos locais de competição, Atenas contou com uma grande popularidade. 3,9 bilhões de pessoas em todo o mundo acompanharam as competições por mais de trezentos canais de televisão, um recorde na história olímpica.

Alguns locais de competição trouxeram uma grande carga de história: o estádio da cidade de Olímpia em que foram disputados os Jogos na Antiguidade recebeu as provas de arremesso de peso. A cidade de Maratona recebeu a largada das provas que levam o nome da cidade. Os atletas repetiram o trajeto feito pelo herói grego Fidípides cerca de 2.500 anos antes. A chegada das provas e as competições de tiro com arco ocorreram no Estádio Panathinaiko, palco central dos Jogos de 1896. Ao lado dessas, modernas instalações, como o Estádio Olímpico, totalmente reformado para receber o atletismo, a final do futebol e as cerimônias de abertura e encerramento.

Cerimônia de abertura

O estádio olímpico se transformou num mar para receber a cerimônia de abertura ocorrida em 13 de agosto de 2004, que começou com a entrada de um grupo de percussionistas. Após a apresentação, uma chama desceu e formou os anéis olímpicos sobre a água. Em seguida, um garoto atravessou o espelho d'água dentro de um barco de papel, trazendo uma pequena bandeira grega. Após o hino grego, um centauro invocou a presença de uma máscara típica das Cíclades, uma das mais antigas representações de arte grega. A máscara se abriu em dezoito partes, representando as ilhas gregas. A história grega, desde a Civilização Minoica até os dias atuais, foi contada em ordem cronológica por carros alegóricos que passaram pelo estádio.

A parada das nações veio em seguida, trazendo como principal atrativo a entrada conjunta das Coreias do Norte e do Sul, simbolizando uma "trégua olímpica" em relação às diferenças políticas entre os dois países. A delegação grega se esticou em torno das outras delegações que estavam no centro do estádio, simbolizando uma coroa de louros.

Após o desfile das delegações, a cantora Björk interpretou a música "Oceania" que foi composta especificamente para os Jogos, seguida de uma mensagem ao vivo de dois astronautas residentes na Estação Espacial Internacional. Um grego deu uma volta no estádio rompendo fitas representando as edições dos Jogos Olímpicos. Encerrando a cerimônia, o iatista Nikolaos Kaklamanakis acendeu a pira olímpica, seguido por um show pirotécnico.


Estádio Olímpico de Atenas na Cerimônia de Abertura.

Cerimônia de encerramento

A cerimônia de encerramento ocorreu em 29 de agosto de 2004 e foi apresentada por 3.691 voluntários de quinze países. A primeira parte apresentou ao mundo a cultura grega, com diversas manifestações de música e dança e a apresentação de artistas muito populares no país como Haris Alexiou e Giórgos Daláras. Após as apresentações culturais, ocorreu a entrega das medalhas da maratona masculina, vencida pelo italiano Stefano Baldini. A cerimônia prosseguiu com a entrada das bandeiras dos 202 países e dos atletas, sem separação por delegações.

Os Jogos de Atenas foram encerrados oficialmente pelo então presidente do COI Jacques Rogge, que disse que o evento havia sido inesquecível. Após as execuções dos hinos grego e chinês, a bandeira olímpica foi entregue ao prefeito de Pequim, Wang Qishan, pela prefeita de Atenas, Dora Bakoyannis.

A cidade de Pequim se apresentou no Estádio Olímpico, com performances de música e artes marciais. A pira olímpica se apagou e a cerimônia se encerrou com um show de artistas gregos. Entre eles, Sákis Rouvás e Ánna Víssi.


Cerimônia de encerramento.

Fonte: Wikipédia


Tags: Olimpíadas, jogos olímpicos, atletismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.02

  • Criação do Correio Aéreo Nacional (1931)
  • Dia de Santo Eleutério
  • Dia Mundial da Justiça Social