Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Terça-Feira, 28 de Agosto de 1945.

Segunda Guerra Mundial: Após a rendição japonesa os aliados ocupam o Japão.

Douglas MacArthur e Imperador Hirohito.

A Ocupação do Japão pelas Forças Aliadas foi um período da história do Japão que compreendeu o final da Segunda Guerra Mundial, tendo início em 28 de agosto de 1945 e terminando em 28 de abril de 1952.

O Japão rendeu-se aos Aliados em 14 de agosto de 1945, quando o governo japonês notificou-os de que havia aceitado os termos da Declaração de Potsdam.

Após o discurso conhecido como “Gyokuon-Hoso” proferido pelo Imperador Hirohito, que foi transmitido ao meio-dia pelo horário padrão do Japão em 15 de agosto de 1945, nos Estados Unidos dia 14 de agosto, devido à diferença de zona e tempo em que a notícia da rendição foi publicada.

O discurso de Hirohito foi a primeira transmissão de rádio do imperador e a primeira vez que a maioria dos cidadãos do Japão ouviu a voz de seu soberano.

Autoridades japonesas partiram para Manila, Filipinas, em 19 de agosto de 1945 para se encontrar com o general Douglas MacArthur, Comandante Supremo das Forças Aliadas, onde foram informados sobre seus planos para a ocupação.

Em 28 de agosto de 1945, 150 funcionários norte-americanos voaram para Atsugi, na província de Kanagawa, sendo seguidos pelo USS Missouri acompanhado pela escolta da 4º Divisão da Marinha, na costa sul de Kanagawa.


MacArthur na cerimônia de rendição japonesa a bordo do USS Missouri em 2 de setembro de 1945.

Bases militares americanas ainda continuam operando em Kanagawa, incluindo o Campo de Zama, a Base Naval de Yokosuka e a Estação Aérea e naval Atsugi.

A ocupação dos aliados foi encabeçada pelos Estados Unidos, com a contribuição da Austrália, Índia, Nova Zelândia e Reino Unido. Com esta presença estrangeira, pela primeira vez em sua história o Japão se viu ocupado por um poder externo.

A ocupação aliada do Japão no final da Segunda Guerra Mundial foi liderada pelo general Douglas MacArthur, Comandante Supremo das Forças Aliadas.

Ao contrário de a ocupação da Alemanha, a União Soviética foi permitida pouca ou nenhuma influência sobre o Japão. Esta presença estrangeira marcou a única vez na história do Japão que foi ocupado por uma potência estrangeira

A Ocupação do Japão (nome de código Operação Blacklist ) terminou em 28 de abril de 1952 após a ratificação do Tratado de Paz de São Francisco, assinado a 8 de setembro de 1951, marcando o fim da ocupação do Japão pelos Aliados. A partir de então o Japão voltou a ser um Estado independente.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Japão, ocupação, Hirohito, Douglas MacArthur, rendição do Japão, ocupação do Japão






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.11

  • Dia da Consciência Negra
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia de Santo Otávio
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Dia do Auditor
  • Dia do Aviador e da FAB
  • Dia do Biomédico
  • Dia do Técnico em Contabilidade - Porto Alegre
  • Dia Mundial da Criança (Onu)