Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de agosto de 1084.

El Cid, comandando o exército da Taifa de Zaragoza, derrotar a coligação do rei Al-Mundhir Lleida e Sancho Ramírez na Batalha de Morella.

Rodrigo Diaz de Vivar, El Cid Campeador.

Rodrigo Díaz de Vivar (Burgos, Espanha, 1043 - Valência, 10 de julho de 1099) morreu com 56 anos, chamado El Cid (do mourisco sidi, "senhor") e de Campeador (Campidoctor, Campeão), foi um nobre guerreiro castelhano que viveu no século XI, época em que a Hispânia estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros (muçulmanos). Sua vida e feitos se tornaram, com as cores da lenda, sobretudo devido a uma canção de gesta (a Canción de Mio Cid), datada de 1207, transcrita no século XIV pelo copista Pedro Abád, cujo manuscrito encontra-se na Biblioteca Nacional da Espanha, um referencial para os cavaleiros da idade média.

A imagem que emerge desse manuscrito é a do cavaleiro medieval idealizado: forte, valente, leal, justo e piedoso. Mas há outras fontes que lhe pintam um retrato bem menos favorável.


El Cid, Campeador.

A Batalha de Morella

A Batalha de Morella, ou Olocau, foi um confronto militar que ocorreu em 14 de agosto de 1084 entre as tropas comandadas por Rodrigo Diaz de Vivar (El Cid) do rei Al-Mutamán da Taifa de Zaragoza e um exército de coalizão de Al -Mundir al-Hayib 'Imad al-Dawla da Taifa de Lleida e o rei de Aragão Sancho Ramirez que culminou a em uma campanha de fortificação de um castelo em Olocau del Rey por El Cid para tomar a praça principal Morella (então pertencente à taifa de Tortosa do rei da taifa de Lleida) no contexto da guerra entre al-Mutamán de Saraqusta e seu irmão al-Mundhir al-Hayib de Lerida, que lutou para unificar a taifa al-Muqtadir, que foi dividida entre seus dois filhos. A batalha terminou com uma vitória decisiva de El Cid, que fez entre os prisioneiros um número significativo de nobres.


Castelo de Olocau del Rey.

Fonte: Wikipédia


Tags: El Cid, Rodrigo Díaz de Vivar, muçulmanos, califa, mouros, mouro, Hispânia, Península Ibérica, Espanha, Batalha de Morella






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.12

  • Dia de Santa Luzia
  • Dia do Deficiente Visual
  • Dia do Lapidador
  • Dia do Marinheiro
  • Dia do Pedreiro
  • Dia Nacional do Ótico e do Oftalmologista